Unidos da Coloninha

Grupo Especial

Ouça o samba-enredo da Unidos da Coloninha

 

Clique aqui para baixar.

 

A Sociedade Recreativa e Cultural Unidos da Coloninha é uma entidade sem fins lucrativos, fundada em 10 de janeiro de 1962, localizada na Rua Tupinambá, 475 Bairro Coloninha – Florianópolis (SC), foi constituída a partir do surgimento de um animado bloco carnavalesco, que divertia os moradores nos arredores do bairro.

Conhecida popularmente como Coloninha, teve como fundadores os senhores Carlos Sizenando da Cunha, Murilo de Oliveira, Natalício Sizenando da Cunha, Otávio José de Oliveira, Raul André de Andrade, Rodolfo Silva, Santos Leal, Albertino Constâncio Machado, Waldemiro Câmara e João Corrêa de Souza Júnior que definiram o seu pavilhão com as “mão dadas”, representando a união das raças nas cores verde, azul e branco.

O Bairro Coloninha sempre foi um dos berços do samba em Florianópolis.Isso fez com que os jovens carnavalescos e fundadores começassem a sonhar com a criação de uma escola de samba. Esse sonho tornou-se realidade com a criação de uma escola de samba mirim que desfilou durante 03 anos.

No ano de 1964 a Coloninha teve suas atividades suspensas, retornando a desfilar somente após de 18 anos.

Em 1983 a escola voltou a desfilar e conquistou o 4ª Lugar do Carnaval de Florianópolis, com o enredo: “Era uma vez… Cem Anos de Monteiro Lobato.”

Em 1984 a Unidos da Coloninha conquista o seu primeiro título, com o enredo “Feitos e efeitos da Cana-de-açúcar.”
O primeiro título da Unidos da Coloninha marcou um novo ciclo no carnaval de Florianópolis. A escola inovou trazendo muita criatividade, alegorias e adereços, um grande número de componentes, desbancando assim as outras agremiações.

Curiosidade

A Unidos da Coloninha é a única agremiação do Carnaval de Florianópolis que conquistou cinco título consecutivos.

1984 – Feitos e efeitos da Cana-de-açúcar.
1985 – Na boca da Noite – Delira meu povo.
1986 – Apostando e jogando no samba.
1987 – A Unidos mostra a Coloninha.
1988 – Não houve desfile oficial.
1989 – No dia que o Brasil dançou.

Delira meu povo
É de novo carnaval
Agora a passarela
Se transforma em chão de estrela
Lindo visual

Em 1995 com o enredo “ Corta a Corda,Chica” a Unidos da Coloninha conquista o seu sexto título.

Nos anos seguintes novamente não houve os desfiles oficiais do Carnaval de Florianópolis, retornando apenas em 1999.

Com este período sem desfilar a Unidos da Coloninha se fortaleceu e nos anos 2000 a escola voltou a inovar e voltou a ser novamente reconhecida com a escola da criação e inovação.

Porém na avenida os resultados não vieram como esperado e somente após 14 anos a escola voltou a ser campeã. No ano de 2009 conquistou o título com o enredo “2.785, A Insólita Viagem do Navegador francês Jean François de Lapèrouse à Ilha de Santa Catarina” .

No ano de 2010 com a sede de vitória aflorada em sua comunidade a Unidos da Coloninha, levou para a passarela o enredo “África: do Berço do Mundo ao grande cenário do futebol. Este desfile ficou marcado pela grandiosidade apresentada e até hoje é um dos desfiles que não sai da memória dos seus componentes, amantes e simpatizantes da Unidos da Coloninha. Conquistou o 3º lugar.

No ano de 2012 a Unidos da Coloninha completou 50 anos de fundação e para comemorar o seu Jubileu de Ouro, levou para a avenida o enredo “ Sob a proteção dos Erês, a Unidos da Coloninha se veste de dourado e vem para a avenida, fazendo o povo delirar.”

Conseguiu conquistar o vice-campeonato, assim retornando ao desfile das campeãs após 3 anos.

Em 2013 não houve o desfile oficial.

Em 2014 a Unidos da Coloninha reeditou o enredo campeão do ano de 1985.
“ Delira meu povo, entre máscaras e fantasias.”

Novamente conquistou o vice-campeonato.

Em busca do título após dois vices-campeonatos consecutivos a Unidos da Coloninha levou para a avenida o enredo “Odoyá,Mãe Senhora! Sou tuas águas,tuas ondas… Coloco em seu oceano,meu mar! “ Um desfile marcado pela emoção e pela garra de seus componentes. Conquistou o quarto lugar após uma penalidade por não cumprir um quesito de obrigatoriedade.

Após o quarto lugar no ano anterior a agremiação decidiu renovar e ir em busca do seu título no ano de 2016. Com o enredo “ Pelas influências das leis universais que governam a realidade de tempo e espaço, é que a Unidos da Coloninha irá realizar seus Desejos” a agremiação conquistou o sonhado título.

Com a conquista do título no ano de 2016 a Unidos da Coloninha foi em busca do bicampeonato apresentando o enredo “ A Coloninha teve uma boa idéia.Salve todos os inventores e suas mentes brilhantes.” O bicampeonato veio com muita garra e muito trabalho, carnaval feito com muita superação.

Em 2018 a Unidos da Coloninha ousou novamente e trouxe para a avenida o enredo: “Tecnópolis, O passaporte de Floripa para o futuro” que no qual relembrou as descobertas do mundo tecnológico, a dualidade entre homens e máquinas e o potencial tecnológico de Florianópolis.

A proposta resgatou a história da tecnologia, passando pela Revolução Industrial, a Segunda Guerra Mundial, o boom da tecnologia nos últimos anos, as pesquisas da área nas universidades e a vocação da Capital, conhecida como o Vale do Silício no Brasil.

“Entre Matas, Sol, Mar e Areia. Surge A Dubai Brasileira” este foi o enredo apresentado em 2019, onde a Gigante do Continente levou a Dubai Brasileira para a Passarela do Samba Nego Quirido.

O enredo explorou o potencial turístico e desenvolvimento da cidade de Balneário Camboriú.
A Unidos da Coloninha é uma das escolas mais antigas Carnaval de Florianópolis, com 58 anos de fundação, com nove(9) títulos conquistados e vem sempre se fortalecendo para continuar a escrever a sua história…

O Show tem que continuar!