Hernani Hulk é o homenageado do Berbigão do Boca em 2020

Atualizado

Um dos maiores e mais tradicionais blocos de Carnaval de Florianópolis, o Berbigão do Boca completa 28 anos em 2020. A cada edição a coleção de bonecos de personalidades da Ilha de Santa Catarina — esculpidos especialmente para a festa — aumenta. Este ano, o homenageado é o eterno Rei Momo Hernani Luís Barbosa, o Hernani Hulk.

Allan Cardoso fabrica os bonecos do Berbigão há 28 anos – Foto: Foto Flavio Tin/ND

O evento que abrirá as festividades carnavalescas na Capital catarinense acontece no dia 14 de fevereiro, a partir do meio-dia, no entorno do Mercado Público e Largo da Alfândega.

Leia também:

Allan Cardoso é o artista plástico responsável pela confecção dos bonecos desde o primeiro Berbigão do Boca. Caminhar por seu ateliê é viajar pela história de Florianópolis. O aprendiz de Franklin Cascaes já retratou diversas figuras marcantes da cidade e ficou muito feliz com a missão deste ano. “O Hulk foi especial porque ele é do Carnaval e durante toda a história do Berbigão do Boca ele estava lá para abrir as festividades, receber a chave da cidade e mostrar sua corte. Foi uma alegria muito grande retratar ele”, diz.

O Berbigão do Boca foi fundado por sete amigos que queriam animar a cidade para o Carnaval. A inspiração para o nome foi outro bloco carnavalesco, o Bacalhau do Batata, de Olinda. Daí também veio a tradição dos bonecos. Ao todo, 40 pessoas já foram representadas nas esculturas feitas por Cardoso nessas quase três décadas. As homenagens são prestadas a figuras de destaque que têm relevância para o Carnaval e para a cultura popular de Florianópolis já falecidas.

Celebração da cultura florianopolitana

A organização do evento defende que, mais do que uma festa carnavalesca, o Berbigão celebra o folclore e os costumes da Ilha. “Este ano, vamos fazer uma roda com quase 30 rendeiras tecendo a renda de bilro, para mostrar a tradição da nossa cidade”, conta o diretor e fundador do bloco Leonardo Garofallis. Além desta novidade, ele revela que esta edição também terá: “uma ala plus size e a ala das ex-rainhas do Carnaval e do Berbigão do Boca. Tudo isso no meio daquele imenso bloco que desfila a partir das 19h”.

Allan Cardoso com o boneco do Hernani Hulk ainda em produção – Foto: Foto Flavio Tin/ND

Ao longo da tarde do dia 14, quatro bandas irão tocar diversos estilos de músicas de Carnaval — marchinhas, sambas-enredo, samba de raiz — no palco do evento. O festival gastronômico regado a berbigão começa às 13h e às 16h30 o prefeito Gean Loureiro entregará a chave da cidade para o Rei Momo, dando início ao Carnaval.

Bloco sai na rua no dia 14, abrindo a folia na cidade – Foto: Foto Flavio Tin/ND

Confira a programação do evento:

12h – Apresentação da corte do Carnaval 2020 e das novas alas;

13h às 16h – Festival gastronômico com prato de berbigão

16h – Prêmio Melhor “Berbigãozeiro” da Cidade

16h15 – Prêmio Amigo do Berbigão do Boca

16h30 – Entrega da chave da cidade para o Rei Momo

19h – Desfile

Mais conteúdo sobre

Carnaval 2020