Conheça a nova corte da folia de Florianópolis

Atualizado

A nova corte é composta por Gabriela Rodrigues (2ª princesa), Marcos Willerding (Rei Momo), Lays Matias (Rainha do Carnaval) e Thallita Juannita (1ª princesa) – Foto: Marina Simões/ND

Depois de muita expectativa, a corte do Carnaval 2020 de Florianópolis foi escolhida na noite deste sábado (18), no Largo da Catedral Metropolitana, no Centro. Marcos Willerding é o novo Rei Momo da Capital catarinense. Para o cargo de Rainha, a escolhida foi Lays Matias, da escola de samba Acadêmicos do Sul da Ilha. A 1ª princesa é Thallita Juannita Silva Souza, da Consulado, e a 2ª princesa é Gabriela Rodrigues Sousa, da agremiação Os Protegidos da Princesa. Durante o evento, o grupo Loucos por Samba Enredo animou participantes e platéia.

Ao todo, nove homens concorreram ao cargo de Rei Momo e nove mulheres disputaram os postos de Rainha, 1ª e 2ª princesa. O corpo de jurados — composto por jornalistas, professores, músicos e personalidades envolvidas com o Carnaval — avaliou características como simpatia, comunicabilidade, espírito carnavalesco e extroversão para escolher os vencedores do concurso.

Leia também:

Conheça os candidatos a Rei Momo do Carnaval de Florianópolis

Rainha do Carnaval: saiba quem são as candidatas ao posto em Florianópolis

A nova corte é responsável por levar o espírito da folia para as comunidades da Grande Florianópolis e irá comparecer a festas e outros eventos carnavalescos. “[O Rei Momo] vai receber a chave da cidade e comandar o Carnaval. A corte tem que levar a alegria para as pessoas. É uma tradição muito importante que a gente não pode deixar morrer”, diz o diretor de eventos da Secretaria Municipal de Turismo, Tecnologia e Desenvolvimento Econômico e coordenador do concurso, Miguel Gregório.

“É muita responsabilidade manter o legado do Rei Momo Hernani Hulk, a qualidade dele e o respeito que ele tinha com o Carnaval. Vou trabalhar muito para dar continuidade a esse legado e chegar pelo menos próximo do nível dele, porque igual eu sei que ninguém conseguirá ser”, diz Marcos Willerding, 49. Ele recebeu a coroa, o cetro e a faixa de Rei Momo da família de seu antecessor, que também o presenteou com um dos trajes de Hulk.

A responsabilidade também é grande para a Rainha Lays Matias, 25, que ficou muito emocionada ao subir no palco para receber a coroa da vencedora do concurso de 2019, Joice de Souza. “Me sinto muito feliz e honrada em poder representar o Carnaval de Florianópolis, que é a cidade onde eu nasci e cresci. O meu amor pela nossa cultura e pelo samba foi o maior motivo que me fez lutar para chegar aqui”, conta Lays.

Homenagem a Hernani Hulk

Hernani Hulk atuou por 33 anos como Rei Momo no Carnaval de Florianópolis – Foto: Marco Santiago/ND

Todos os integrantes da corte da folia de 2020 receberam um troféu Hernani Hulk, uma homenagem aos 33 anos durante os quais Hernani Luis Barbosa se doou ao Carnaval e aos foliões da cidade atuando como Rei Momo de Florianópolis. Ele foi lembrado com muito carinho pela organização do evento e pelas integrantes de sua última corte, que falaram sobre seu legado. Hernani faleceu em 10 de setembro de 2019 em decorrência de um câncer.

Mais conteúdo sobre

Carnaval 2020