Após 16 anos, Florianópolis procura novo Rei Momo para o Carnaval

Concurso abre após a morte de Hernani Hulk, que teve 33 anos reinado; entre as exigências é preciso ter entre 25 e 65 anos e pesar mais de 100 quilos

Querido personagem do Carnaval, o Rei Momo tem tarefas importantes. Além de participar de todas as atividades relacionadas à festa, ele promove o samba de maneira extrovertida. Com a morte de Hernani Luis Barbosa, o Hernani Hulk, que ocupou o posto por mais de três décadas, em setembro deste ano, Florianópolis precisa compor sua nova realeza após 16 anos sem concurso.

Morto neste ano, Hernani Hulk completaria 33 anos de atuação como Rei Momo no Carnaval de Florianópolis – Foto: Marco Santiago/ND

A partir desta terça-feira (2) começam as inscrições para Rei Momo. Podem se candidatar homens com idade entre 25 e 65 anos, residentes em Florianópolis há mais de 10 anos consecutivos, com altura superior a 1,70m e com pelo menos 100 quilos.

Outras exigências são que os candidatos não tenham ligação com restaurantes, boates e similares, bem como funcionários da Prefeitura de Florianópolis. Contudo, os interessados podem ter vínculos com escolas de samba, blocos, clubes sociais e etc.

Leia também:

“O Hulk, nosso eterno Rei Momo, era um cara que amava o que fazia e honrava a agenda de compromissos. A gente tenta achar um novo Rei que ame o que irá fazer e que tenha disponibilidade. É para quem ama mesmo”, comenta o diretor de eventos da Prefeitura e coordenador do concurso Miguel Gregorio.

O concurso será realizado em duas etapas, a primeira no dia 16 de janeiro no Lira Tênis Clube e a grande final na Passarela Nego Querido em 18 do mesmo mês. Os candidatos serão pesados, passarão por entrevista e terão cerca de dois minutos para desfilarem.

Espírito carnavalesco e extroversão decidem

Ao todo cinco quesitos julgados serão julgados — espírito carnavalesco,  extroversão, simpatia, postura e comunicação. As notas variam entre cinco (mínimo) e dez (máximo) sem que haja notas parciais. Em caso de empate, as maiores notas atribuídas aos quesitos na ordem acima apresentada servirão como critério. Sendo as notas iguais, o vencedor será a pessoa mais velha.

O novo Rei Momo será premiado com R$ 4.000, além de receber os trajes característicos da corte da festa, como faixa, cedro e coroa.

33 anos de Hernani Hulk

Hernani Luis Barbosa, mais conhecido como Hernani Hulk, foi o Rei Momo de Florianópolis por 33 anos. Antes mesmo de assumir o posto, já tinha o Carnaval como festa favorita. Aos 10 anos já curtia o Bloco dos Sujos nos arredores da Praça 15 de Novembro, no Centro. Foi crescendo e atingiu mais de dois metros de altura e pesava mais de 100 quilos. Como Rei Momo ganhou a chave da cidade em 2003. Depois dessa data, o título virou vitalício.

Em casa, ele mantinha um museu particular, onde guardava todos os trajes que teve os longo das décadas. Lutando contra um câncer, Hernani ficou internado no Hospital de Caridade até que em 10 de setembro deste ano faleceu em decorrência da doença.

Serviço:

O quê: Concurso para Rei Momo

Quando: de 2/12 a 1/1/2020, 13h às 18h

Onde: SETUR, rua Padre Roma, nº 482, Edifício Premier Office Center, 3º andar, sala 304. Centro, Florianópolis

Mais informações clicando aqui