Marcos Cardoso

marcos.cardoso@ndmais.com.br A sociedade da Grande Florianópolis, os eventos culturais e as tradições da região analisadas pelo experiente jornalista Marcos Cardoso.


Carnaval 2022 vem com tudo!

Confira a movimentação das escolas de samba da Grande Florianópolis para o próximo desfile

Assim que acabou a folia de Momo em 2020, a pandemia se alastrou pelo Brasil e com ela as medidas restritivas.

Retomar as atividades das escolas de samba e projetar seus desfiles para o Carnaval seguinte virou uma incógnita que se arrastou até há pouco tempo.

Entretanto, as agremiações da região da Capital mantiveram o cronograma do jeito que foi possível, considerando a possibilidade da confirmação.

Pela internet, lançaram enredos, camisetas oficiais, concursos de samba-enredo, apresentaram novos diretores e intérpretes. Mas, em dezembro, a Liesf (Liga das Escolas de Samba de Florianópolis) e a prefeitura decidiram pela não realização do evento em fevereiro deste ano.

Cogitou-se a possibilidade de adiar para o fim do primeiro semestre, como fez o Rio de Janeiro (até lei aprovaram criando mais um Carnaval no mesmo ano, fora de época). Com o coronavírus avançando sem dó e ainda sem vacina existente, a ideia não vingou nem lá, nem aqui – e 2021 ficou sem apoteose na avenida.

Passarela do Complexo Nego Quirido ficou sem espetáculo em 2021 – Foto: Flávio Tin/NDPassarela do Complexo Nego Quirido ficou sem espetáculo em 2021 – Foto: Flávio Tin/ND

Evolução

O panorama agora é outro: a pandemia segue controlada e em queda acelerada pela ampla vacinação, tendência que dá segurança à prefeitura para iluminar a passarela outra vez.

As escolas de samba voltaram a realizar eventos presenciais, ainda sob os protocolos de saúde, trazendo aos seus redutos o público ávido e saudoso de uma boa batucada.

Como as etapas do processo de elaboração dos desfiles já vinham ocorrendo aos poucos, desde 2020, entrar no ritmo para 2022 deverá mais fácil e rápido, ao menos neste sentido. Será um ano inesquecível!

Confira a agenda das integrantes da Liesf para os próximos dias:

A atual campeã do Grupo Especial, Unidos da Coloninha, abre sua sede neste sábado (6), às 15h, para o Encontro dos Casais de Mestre-sala e Porta-bandeira, com show do cantor Fellipe Bion. Participarão representantes das coirmãs Acadêmicos do Sul da Ilha, Consulado, Dascuia, Nação Guarani e Os Protegidos da Princesa.

Nos dias 14 e 20 deste mês, ocorrem as eliminatórias do concurso samba-enredo, que homenageará o centenário do Figueirense Futebol Clube. São sete candidatos, e a etapa final está marcada para o dia 28. Já em 4 de dezembro, será eleita a nova corte da escola.

Unidos da Coloninha – Foto: Gabriel Lain/NDUnidos da Coloninha – Foto: Gabriel Lain/ND

A Nação Guarani, que vem realizando oficinas e ensaios de bateria no parque Madri, em Palhoça, às terças e quintas-feiras, às 20hs, elege o samba-enredo do Carnaval 2022 no domingo, dia 7, às 14h, no Clube Recreativo Sete de Setembro. Disputarão cinco composições para cantar na avenida o enredo “Massiambu, o Paraíso Místico Guarani”, que marcaria em 2021 os 10 anos de desfile da escola.

A tarde esquentará com o cantor Nego Lindo, da Beija-flor de Nilópolis (RJ), que já se apresentou ontem (5) com músicos da agremiação na Noite do Cuba & Massas, no salão do Atlântico Futebol Clube. Hoje (6), às 16h, eles também tocam no restaurante Praça 11, reduto do samba em São José.

No dia 13 de novembro, às 11h, de volta ao salão do Atlântico, será realizado o 1° Encontro das Harmonias.

Nação Guarani – Foto: Marco Santiago/NDNação Guarani – Foto: Marco Santiago/ND

A campeã do Grupo de Acesso, Acadêmicos do Sul da Ilha, que acaba de apresentar Débora Foliatto como musa da equipe musical (da escola, ela já foi primeira-princesa em 2016, 2017, 2018 e rainha em 2019), fará a abertura do Carnaval no dia 13 de novembro, às 18h.

No Clube Canto do Rio, no Ribeirão da Ilha, a azul e rosa da Tapera lançará seu samba-enredo e elegerá a nova corte, com a presença do interprete oficial, Viny Machado, e show do Grupo Nosso Samba.

Os ensaios da Bateria Astro Rei estão ocorrendo às terças-feiras, às 20h, na rua da Barreira, na Tapera, no terreno anexo ao Bar do Ari, para estrear no Grupo Especial com o enredo “Atóto Obalùwayé – A Cura que Vem da Terra!”, em homenagem ao orixá da cura.

Acadêmicos do Sul da Ilha – Foto: Floripaagil e Demfotografias/DivulgaçãoAcadêmicos do Sul da Ilha – Foto: Floripaagil e Demfotografias/Divulgação

A Embaixada Copa Lord balança a sua sede no Morro do Caixa com uma feijoada no dia 14 de novembro, ao meio-dia. A roda de samba guiada pelo grupo musical da agremiação receberá como convidados os cantores Dadá Varella, Luisin, Peteco Show e Wesley Simpatia.

Também estarão presentes o intérprete oficial, Alessandro Tiganá, a Bateria Guerreira, cidadã e cidadão-samba, mestre-sala e porta-bandeira, rainha, princesas e musa.

A amarelo, vermelho e branco homenageará o saudoso músico Gentil Camilo Nascimento Filho, o Gentil do Orocongo, no desfile conduzido pelos carnavalescos Léo Zeus e Willian Tadeu e pelo diretor de Carnaval, Fernando Augusto. As oficinas e ensaios da bateria são às quartas-feiras, às 20h, na quadra da escola.

Copa Lord – Foto: Flávio Tin/NDCopa Lord – Foto: Flávio Tin/ND

A Consulado, que tem como enredo “Ziriguidum – A Utopia do Carnaval”, incursionando pelas origens da própria festa, abrirá os ensaios em sua arena ao público a partir de 23 de novembro, às 19h. O seguintes serão nos dias 25, 28 e 30, terças e quintas, sempre no mesmo horário.

Antes, dia 20, às 15h, a escola do Saco dos Limões promove o Samba da Quadra, com mais de seis horas de pagode. Aliás, a comunidade comemora o retorno de Lucas Dallgran ao grupo musical para o Carnaval 2022, que tem como nova diretora musical a cantora e professora de canto Juliana D Passos.

Consulado – Foto: Anderson Coelho/NDConsulado – Foto: Anderson Coelho/ND

A Dascuia, depois de anunciar Rychard Vieira e Ellen Lopes como primeiro-casal de mestre-sala e porta bandeira, convocou todos os diretores de harmonia e evolução para uma reunião geral em sua sede, no dia 8 de novembro, às 19h30.

O enredo da verde e rosa do Morro do Céu, revelado em agosto de 2020, é “Africanidades Catarinenses”, sobre a ancestralidade negra no Estado. Na ocasião também foi anunciado o retorno de Mará de Nilópolis  como intérprete oficial.

Dascuia – Foto: Rony Costa/Divulgação/NDDascuia – Foto: Rony Costa/Divulgação/ND

Os Protegidos da Princesa, a mais antiga escola de samba em atividade de Florianópolis, lançou o seu enredo para o Carnaval 2022 em 18 de outubro, dia em que completou 73 anos de fundação.

Com a composição “Mil Faces Sobrevivem no Palco da Ilusão: Solte a Voz por Resistência e Tradição!”, de autoria de Poeta do Morro, buscará seu 27º título de campeã. Os trabalhos no barracão já começaram.

Os Protegidos da Princesa – Foto: Flavio Tin/NDOs Protegidos da Princesa – Foto: Flavio Tin/ND

A Bateria Tribuzana, da União da Ilha da Magia, tem feito ensaios sob comando de Mestre Vitinho às quartas-feiras, às 19h30, desde 20 de outubro, na praça Bento Silvério, no Centrinho da Lagoa da Conceição.

A escola acaba de confirmar a renovação com o carnavalesco Jaime Cezário, que já esteve na função em 2010, 2011, 2015, 2019 e 2020, conquistando dois campeonatos.

União da Ilha da Magia – Foto: Flavio Tin/NDUnião da Ilha da Magia – Foto: Flavio Tin/ND

A Império Vermelho e Branco vem ao longo dos meses apresentando sua diretoria, comissão de Carnaval e integrantes que ocuparão postos-chave na avenida.

Nesta sexta-feira (5), a escola revelou o enredo para o ano que vem: “Urihi: A Terra Floresta Pede Socorro!”, alertando para a desestruturação socioambiental da Terra Indígena Yanomami por causa do garimpo ilegal.

Império Vermelho e Branco – Foto: Floripaagil e Demfotografias/DivulgaçãoImpério Vermelho e Branco – Foto: Floripaagil e Demfotografias/Divulgação

Representante de São José, a Jardim das Palmeiras não divulgou ainda seus preparativos para o próximo desfile.

Jardim das Palmeiras – Foto: Floripaagil e Demfotografias/DivulgaçãoJardim das Palmeiras – Foto: Floripaagil e Demfotografias/Divulgação

Participe do grupo e receba as principais notícias
da Grande Florianópolis na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os
termos de uso e privacidade do WhatsApp.
Loading...