Marcos Cardoso

A sociedade da Grande Florianópolis, os eventos culturais e as tradições da região analisadas pelo experiente jornalista Marcos Cardoso.


Centenário do Avaí será enredo da Acadêmicos do Sul da Ilha no Carnaval de 2023

Escola de samba também assinou parceria com o clube de futebol para o projeto social Acadêmicos do Amanhã e batizou a ala dos cadeirantes em homenagem a José Roberto Leal, o Zezinho

Na manhã do último sábado (13), dia em que estrearia no grupo especial do desfile das escolas de samba de Florianópolis, a Acadêmicos do Sul da Ilha anunciou o enredo de 2023: o centenário do Avaí Futebol Clube.

Sim, a jovem agremiação carnavalesca da Tapera, que completou 13 anos no dia 1° de fevereiro,  trabalha organizada e com antecipação.

Enquanto a homenagem ao gigante sediado no bairro vizinho, mas que povoa o Estado todo, será daqui há dois anos, o tema para entrar na Nego Quirido em 2022 deve permanecer “Atóto Obalùwayé. A Cura que Vem da Terra!”, escolhido apropriadamente para 2021.

Na ocasião, também foi assinada uma parceria para a entidade esportiva colaborar com o projeto social Acadêmicos do Amanhã.

Diretores do Avaí Futebol Clube e da Acadêmicos do Sul da Ilha firmam parceria para o Carnaval 2023 e para o projeto social Acadêmicos do Amanhã – Foto: Reprodução/Redes sociais/NDDiretores do Avaí Futebol Clube e da Acadêmicos do Sul da Ilha firmam parceria para o Carnaval 2023 e para o projeto social Acadêmicos do Amanhã – Foto: Reprodução/Redes sociais/ND

Outro bonito tributo comunicado pela escola foi batizar a ala dos cadeirantes de Ala do Seu Zezinho, em deferência a José Roberto Leal, fundador e presidente da Aflodef (Associação Florianopolitana dos Deficientes Físicos), que muito brigou pela inclusão e acessibilidade em toda a região.

Morto na sexta-feira por uma parada cardíaca, aos 70 anos, ele desfilava na azul e rosa.

Era manezinho da Costeira do Pirajubaé – não por acaso, avaiano – e presidiu também a associação de comerciantes do Camelódromo Municipal.

José Roberto Leal, o Zezinho, fundador e presidente da Aflodf – Foto: Flavio Tin/NDJosé Roberto Leal, o Zezinho, fundador e presidente da Aflodf – Foto: Flavio Tin/ND