Unidos da Diversidade, a escola campeã do Carnaval de Joinville em 2015, desiste de desfilar

Agremiação divulgou que perda de fantasias devido à chuva no desfile do ano passado e o atraso nas definições do Carnaval 2016 influenciaram na decisão

Quase duas semanas da maior festa da cultura popular brasileira, a atual campeã do Carnaval de rua de Joinville, a Gres Diversidade, anunciou que não vai participar do desfile deste ano. Por meio de nota, a entidade explica que se retirou do desfile porque à chuva destruiu parte das fantasias durante o evento no ano passado. O atraso em decidir a programação do desfile e a falta de apoio da Prefeitura também influenciaram na decisão da escola.

Germano Rorato/arquivo/ND

Desfile de carnaval está confirmado, mas não terá a presença da atual campeã Gres Diversidade

“Vamos guardar forças para pensar e planejar um novo modelo de Carnaval, sustentável, com novas formas de captação de recursos, buscando apoiadores e patrocinadores interessados e responsáveis, e mais do que isso, preocupados com a importância da propagação da cultura popular, para juntos fazer um grande Carnaval em 2017”, diz um trecho da nota.

Desde o começo das discussões sobre o desfile, o diretor de carnaval da agremiação, Rogério Souza Junior, já havia se posicionado contra a decisão da liga em promover o desfile. Segundo ele, a decisão da Diversidade também é pautada pelo respeito que eles têm com os seus colaboradores e com o público. “Nós decidimos não desfilar também em respeito a tudo que já vinha sendo feito no Carnaval em Joinville, a nossa comunidade e também ao público que vai até a avenida assistir”, afirma.

O desfile deste ano não será competitivo e não contará com recursos da Prefeitura, devido aos cortes anunciados pelo prefeito Udo Döhler em novembro de 2015. O repasse de recursos para o Carnaval em 2015 foi de aproximadamente R$ 200 mil.

A ordem de desfile dos blocos carnavalescos e das escolas de samba de Joinville foi definida nesta quinta-feira (21). O desfile será dia 6 de fevereiro, na avenida Beira-rio e começará de acordo com a programação da Lecaj (Liga das Entidades Carnavalescas de Joinville), a partir das 18h com a tradicional lavação da avenida pelo Afoxé Omilode, depois acontece o desfile dos blocos até às 21h20. As escolas de samba Acadêmicos do Serrinha, Unidos do Caldeirão, Príncipes do Samba, Dragões do Samba, Fusão do Samba e União Tricolor entram em seguida, em um desfile previsto para se estender até por volta da 1h de sábado.

No clima da folia

A escola Dragões do Samba já está no clima da festa, com ensaios duas vezes na semana (quartas e sextas), às 19h no Casarão Bremem (em frente ao terminal do Boa Vista). Após o ensaio acontece a roda de samba. 

De acordo com o presidente da escola, Evandro Censi, está tudo se encaminhando para que o Carnaval deste ano seja um dos melhores da escola, mesmo que não seja competitivo. Segundo ele, a não competitividade deixou as pessoas mais leves e com uma única responsabilidade: levar alegria para a avenida. “Está tudo muito legal, o clima está diferente e eu arrisco dizer, que este ano será o melhor Carnaval da Dragões”, afirma.

A Dragões vem se preparando para o Carnaval e irá apresentar o enredo “Ó Patria Amada Brasil” e segundo o presidente, desde novembro foi anunciado que de alguma forma a escola iria desfilar. A perspectiva é que a escola desfile com mais de 200 integrantes. “A gente já está trabalhando há algum tempo e compramos materiais com os recursos do Simdec (Sistema Municipal de Desenvolvimento pela Cultura). O que queremos é fazer o melhor para o público”, ressalta.

Ordem do desfile dos blocos e escolas de samba

18h: Afoxé Omilodê

18h25: Grefaloucos

18h50: Borandá

19h15: Arca de Noé

19h40: Destak do Samba

20h05: União do Samba

20h30: Manda Brasa

20h55: Império Joinvilense

21h20: Carnaville

Escolas de Samba

21h50: Acadêmicos do Serrinha

22h20: Unidos do Caldeirão

22h50: Príncipes do Samba

23h20: Dragões do Samba

23h50: Fusão do Samba

0h20: União Tricolor

Participe do grupo e receba as principais notícias
de Joinville e região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os
termos de uso e privacidade do WhatsApp.
+

Carnaval

Loading...