VÍDEO: Estilista ensina como customizar camisetas e abadás típicos do Carnaval

Tatiane Siqueira diz que para personalizar o traje oficial do Carnaval basta tesoura, cola para tecido, enfeites para aplicar e criatividade

Flávio Tin/ND

Tatiane Siqueira sugere aplicação de pedrarias, rendas e plumas

A festa mais popular do Brasil leva milhares de foliões para as ruas e avenidas a partir desta semana, e a maioria não deixa o estilo de lado em meio à intensa diversão dos dias que prometem ser os mais animados do ano. Tradicional nos blocos ou nas festas fechadas, camisetas e abadás ficam mais atrativos quando customizados. A vestimenta característica usada pelos foliões pode se tornar mais original e trazer mais personalidade com aplicação de adereços ou cortes diferenciados. “Pular o Carnaval brilhando não é difícil. É preciso apenas de tesoura, cola para tecido, enfeites que quiser aplicar, e deixar despertar a criatividade. Agora é a hora”, afirma a estilista florianopolitana Tatiane Siqueira, 26, que faz customização de abadás há seis anos.

Para a estilista, na última década as mulheres têm procurado cada vez mais personalizar os abadás. Tatiane conta que começou a estilizar as próprias roupas para as festas da data e depois fez a customização das camisetas de amigas, até tornar o trabalho um negócio oficial. Atualmente, a estilista trabalha com mais de 300 peças por Carnaval. “Se a mulher não manda fazer, acaba fazendo em casa. É feio vestir aquela camiseta ou regata sem recorte e caimento que não valoriza o corpo. Ano passado, produzi mais com rendas, esse ano a tendência são as franjas e os brilhos da pedraria”, observa a especialista.

As folionas também podem encontrar em lojas de aviamentos enfeites específicos, como tiras de renda ou com pedras, e comprar os adereços prontos para aplicá-los nos abadás. “Rendas, franjas, brilhos, pedras, correntes, taxas, penas. Não tem desculpa para passar o Carnaval desarrumada”, brinca Tatiane, que é formada em moda pela Unisul (Universidade do Sul de Santa Catarina). Entre as customizações que precisam de um trabalho de costura mais complexo estão as que trazem ombreiras com apliques com penas. “Além da pedraria, é possível também usar lantejoulas para criar detalhes com brilhos, e também dá para costurar botões diferentes. Colocar um maxicolar no pescoço também faz a diferença”, completa.

Recortes vazados ou ombros de fora, seja qual for a opção de criação do traje é importante também lembrar de priorizar o conforto também. “Afinal, precisa estar confortável para pular uma micareta ou bloco de rua, e ainda assim estar elegante para curtir no camarote. Normalmente, os abadás são camisetas ou regatas em tamanhos universais, pequeno, médio e grande. Por isso é habitual que as mulheres façam algum recorte tentando ajustar a lateral e o comprimento das peças. Nessa hora é importante saber o seu tamanho certo e o caimento que combina melhor com as formas do seu corpo”, conclui a estilista.

+ Camiseta com franjas
1º passo:
cortar a gola em formato redondo
2º passo:
cortar as mangas em estilo regata
3º passo:
cortar a barra em sentido horizontal no limite à escolha e cortar em tiras longas e finas em sentido vertical
4º passo:
amarrar as tiras, uma que está ao lado da outra


+ Regata com renda
1º passo:
cortar o viés da gola e das mangas
2º passo:
cortar as alças
3º passo:
colar tiras com pedraria para ligar as pontas das alças que foram cortadas
4º passo: colar duas tiras com pedraria cruzadas na frente; as pontas das tiras são coladas por dentro do abada
5º passo:
aplicar tira de renda na barra


+ Regata com gola
1º passo:
tirar o viés das mangas e gola
2º passo:
cortar a barra no estilo cropped, na altura da cintura
3º passo: fazer uma gola cortando um pedaço de tecido no formato do decote e aplicando enfeites (pedrarias ou penas) à escolha
4º passo:
aplicar a gola pronta no abadá

 

 

 

Participe do grupo e receba as principais notícias
da Grande Florianópolis na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os
termos de uso e privacidade do WhatsApp.
+

Carnaval

Loading...