Fabio Gadotti

Comportamento, políticas públicas, tendências e inovação. Uma coluna sobre fatos e personagens de Florianópolis e região.


Amigos de Florianópolis criam grupo para conversas sobre violência doméstica

Projeto Jornada Solar discute comportamento agressivo e machismo com o objetivo de ressocialização de agressores

Um grupo de amigos de Florianópolis criou o Jornada Solar, projeto para estimular homens a conversarem sobre violência doméstica, comportamento agressivo e machismo. A iniciativa é voltada à ressocialização de agressores, para evitar a reincidência.

“Em geral, os homens não têm contato com suas emoções, não sabem lidar com elas e aí explodem, transferindo sua raiva para as mulheres. Não queremos colocar os homens como vítimas, mas mostrar que eles também precisam de ajuda, principalmente para que não repitam a violência e possam mudar esse comportamento”, diz o escritor e consultor Juliano Trevizan.

Eles acabam de lançar um vídeo (confira abaixo), inspirado em uma campanha do Instituto Maria da Penha para incentivar as denúncias contra violência doméstica neste momento de isolamento social por conta da pandemia da Covid-19.

O roteiro mostra um homem atormentado por ter agredido a namorada e sendo incentivado a desabafar sobre o fato com os amigos.

+

Fabio Gadotti