Aniversário de São José tem apresentações culturais, esportivas e corte do bolo; veja agenda

Entregas nos bairros e em áreas do município, como Educação, marcam mais um aniversário de São José; o corte do bolo é no sábado, às 17h, no Centro Histórico

Em celebração ao aniversário de 272 anos de São José, neste sábado (19), a prefeitura organizou um extenso calendário de atrações aos moradores. São inaugurações, apresentações culturais, esportivas e até o corte de um bolo.

São José celebra 272 anos de história neste sábado (19) – Foto: Leo Munhoz/NDSão José celebra 272 anos de história neste sábado (19) – Foto: Leo Munhoz/ND

Na quarta-feira (16), como parte das comemorações, foram entregues notebooks em escolas da rede municipal de ensino. Na sexta-feira (18), foi inaugurado o Horto Botânico, anexo à Fundação do Meio Ambiente e à Prefeitura de São José, na avenida Beira-Mar, em local acessível à comunidade.

“Pretendo juntar toda a prefeitura, em um único local, para facilitar a vida do cidadão, pois acredito que a primeira grande obra que podemos fazer é um bom atendimento. Nós temos a obrigação de atender bem as pessoas”, declarou o prefeito de São José, Orvino Coelho de Ávila.

Para o superintendente adjunto da Fundação, Agostinho Mignoni Júnior, a mudança é de grande importância para o munícipe, pois desburocratiza serviços. Até janeiro passado, a Fundação do Meio Ambiente funcionava no Jardim Botânico de São José, no bairro Potecas. Com a mudança, o acesso ao órgão ambiental pelos cidadãos foi facilitado.

“Quando damos uma autorização de corte para uma árvore, que está prejudicando a estrutura de uma residência, geramos uma compensação e antigamente esta compensação exigia que o contribuinte fosse até nós buscá-la, adquirir as mudas, selecionadas pelo técnico, levar até órgão Florestal e trazer para a fundação novamente. Com a nova estrutura, tudo será resolvido aqui”, explicou Mignoni.

Theatro Adolpho Mello, em São José – Foto: Secom/PMSJ/Divulgação/NDTheatro Adolpho Mello, em São José – Foto: Secom/PMSJ/Divulgação/ND

A nova instalação também foi planejada para ser sustentável. Segundo a superintendente Gabriela Brasil dos Anjos, a expectativa é de que o Horto Botânico reaproveite a água das chuvas para irrigação da estufa e desenvolva uma parceria com a Horta Solidária, para implantação da compostagem. A estrutura terá supervisão de uma equipe, que cuidará da manutenção e do atendimento aos cidadãos. O público poderá aprender sobre a vegetação nativa e obter mudas.

Complexo esportivo para Forquilhinhas

Neste sábado, a comunidade de Forquilhinhas ganha o Complexo Esportivo Oriedson de Souza “Bibi”. O espaço tem seis quadras esportivas para prática de futebol society, tênis, vôlei, futevôlei e beach tênis e vai atender projetos sociais desenvolvidos nas comunidades do entorno.

O superintendente da Fundação Municipal de Esportes e Lazer, Cléber Fabiano Goulart, destacou que o novo complexo tem como objetivo trazer o esporte de volta ao cotidiano. “A ideia é distanciar um pouco as crianças e adultos das telas de computadores e celulares e incentivá-los à prática de esportes”, afirmou Goulart.

O corte do bolo de aniversário está marcado para às 17h, de sábado (19), na Praça Hercílio Luz, no Centro Histórico de São José. Também no sábado e no Centro Histórico, haverá a missa de ação de graças, na Igreja Matriz, e em seguida um espetáculo sobre a história de São José da Terra Firme.

Agenda de aniversário

19/3 – às 11h

O quê: Inauguração do Complexo Esportivo da Forquilhinha

Local: Rua Princesa Isabel – Forquilhinha

19/3 – às 12h

O quê: Velejada da Ajove

Local: Beira-Mar de São José

19/3 – às 17h

O quê: Corte do bolo

Local: Centro Histórico

19/3 – às 18h

O quê: Missa de Ação de Graças ao Aniversário de São José

Local: Igreja Matriz

19/3 – às 19h

O quê: Espetáculo Pé na Terra Firme

Local: Centro Histórico

20/3 – às 10h

O quê: Assinatura das ordens de serviço para instalação da iluminação do campo do Bela Vista e da modernização da iluminação pública do bairro

Local: Campo do Bela Vista

20/3 – às 14h

O quê: Tambores de São José

Local: Beira-Mar de São José

20/3 – às 17h e às 19h30

O quê: Espetáculo Terra Firme: A História de São José

Local: Theatro Adolpho Mello

26/3 – às 9h

O quê: Lançamento Horta Solidária

Local: Morar Bem

+

272 anos – São José da Terra Firme

Loading...