Altair Magagnin

altair.magagnin@ndmais.com.br Não é só sobre política. É sobre o impacto das decisões públicas na tua vida. Jornalista profissional com experiência multimídia, acompanha os bastidores do poder e traz análises e notícias exclusivas. Siga @altamagagnin nas redes.


AO VIVO: Comissão de Ética analisa denúncia contra Jessé Lopes no caso Maria da Penha

Relator da denúncia contra o deputado estadual é o presidente do colegiado, Maurício Eskudlark (PL); postou encontro com o ex-marido de Maria da Penha, que visitou seu gabinete na Assembleia

A manifestação do deputado estadual Jessé Lopes (PSL) sobre o ex-marido de Maria da Penha será analisada nesta terça-feira (26) pela Comissão de Ética e Decoro Parlamentar da Assembleia Legislativa. A reunião está agendada para as 17h15.

Em 26 de outubro, essa será a primeira reunião do colegiado em 2021. Diferentemente do procedimento de praxe, a reunião é transmitida pela TV pública estadual.

Assista à íntegra da sessão da Comissão de Ética

O relator da denúncia contra Jessé é o presidente do colegiado, deputado Maurício Eskudlark (PL).

Em 31 de agosto, Jessé recebeu Marco Antonio Heredia Viveros no gabinete público que ocupa no Legislativo. A visita foi registrada com uma postagem nas redes sociais. O deputado Jessé definiu a “versão” de Marco Antonio, ex-marido de Maria da Penha, como “no mínimo, intrigante”.

Deputado estadual Jessé Lopes postou encontro com o ex-marido de Maria da Penha, que visitou seu gabinete na Assembleia Legislativa – Foto: Reprodução/NDDeputado estadual Jessé Lopes postou encontro com o ex-marido de Maria da Penha, que visitou seu gabinete na Assembleia Legislativa – Foto: Reprodução/ND

Bolsonarista ferrenho, Jessé não deu detalhes sobre a “versão” do ex-marido. A história pública é que o homem tentou matar Maria da Penha por duas vezes no ano de 1983.

Primeiro, deu um tiro nas costas. Depois, tentou eletrocutar a mulher enquanto ela tomava banho.

Em entrevista no ano de 2017, Marco Antonio disse: “A Maria da Penha me transformou num monstro. Não tentei matá-la. O único erro que cometi foi ter sido infiel. Por isso, ela armou toda essa farsa. Essa mulher é um demônio”.

Maria da Penha ficou paraplégica em decorrência do tiro. Seu nome está consagrado na lei mais importante de proteção à mulher vigente no Brasil.

Deputado apagou vídeo e disse que levaria críticos à Justiça

Diante da repercussão, o deputado Jessé Lopes apagou a postagem que fez ao lado do ex-marido de Maria da Penha.

Jessé também postou um vídeo com explicações sobre o caso.

Jessé Lopes fala sobre visita que recebeu do ex-marido de Maria da Penha – Vídeo: Reprodução/ND

Afirmou que a visita não estava agendada e que postou a foto como faz com todos que recebe no gabinete, em nome da “transparência” dos atos públicos.

Disse que “ouvir” não significa “corroborar” com a versão de Marco Antonio.

No último trecho, afirmou que “insinuações e ameaças” que recebeu serão levadas ao Judiciário.

Declaração gera repercussões

O assunto mereceu uma nota pública do Ministério Público de Santa Catarina. “Só existe uma versão para o fato: ele realmente tentou matar Maria da Penha”, manifestou o MP-SC.

Loading...