Aos 99 anos, brusquense trabalha há mais de 80 anos na mesma empresa

Walter Orthmann é reconhecido pelo Guinness Book por ser a pessoa com mais tempo de trabalho no mundo

“Um homem único”. O título do livro que conta sua história não poderia refletir melhor quem é Walter Orthmann. O nome pode não lhe ser estranho: o morador de Brusque é recordista mundial na categoria “trabalho”. 

Isso mesmo: trabalho. Ele detém o recorde de mais tempo trabalhando num mesmo local. Esse ano, aos 99 anos, ele completou 83 anos de carteira assinada.

Ele começou na indústria têxtil aos 15 anos, em 1938 – Foto: Matheus Nunes/NDTVEle começou na indústria têxtil aos 15 anos, em 1938 – Foto: Matheus Nunes/NDTV

A jornada começou em 17 de janeiro de 1938. Walter tinha apenas 15 anos quando foi contratado como auxiliar de escritório em uma fábrica têxtil tradicional em Brusque.

Naquela época, tudo era diferente: da língua portuguesa (Santa Catarina, por exemplo, se escrevia “Santa Catharina”), e a moeda em que Walter recebia seu salário (começou em Réis, moeda utilizada desde a colonização do Brasil até o começo dos anos 1940, passando por todas as mudanças monetárias até o Real, usada atualmente), até a tecnologia usada por ele no trabalho.

E se engana quem acha que Orthmann não se adaptou às tecnologias. Quem trabalha com ele, já sabe: seu Walter pode ser visto vistoriando tudo, com seu fiel tablet em mãos. Ele também dirige todos os dias para o trabalho, e conta que esse é um dos segredos para tanta longevidade.

Hoje, Walter é gerente comercial, mas passeia por todos os setores. Afinal, há tanto tempo na empresa, não há ninguém que conheça a indústria como ele.

Seu nome consta no livro do recordes, o Guinness Book, como a pessoa que mais trabalhou na mesma empresa no mundo todo – Foto: Matheus Nunes/NDTVSeu nome consta no livro do recordes, o Guinness Book, como a pessoa que mais trabalhou na mesma empresa no mundo todo – Foto: Matheus Nunes/NDTV

Aposentadoria

Mesmo aos 99 anos, Walter Orthmann não pensa em aposentadoria. Pelo contrário. “Para não ficar parado, me acostumei a trabalhar”, conta. Segundo ele, vai continuar ali, “até a crista cair”.

Toda a vitalidade e empenho dele servem de inspiração para quem tem a oportunidade de conviver com ele.

“Ele é uma inspiração pra gente”, conta Roberto Sander, gerente de marketing da empresa. “Ele tem sua rotina, chega sempre simpático, não faz distinção de ninguém”.

Geraldo Bianchini, coordenador de faturamento e logística, conta que seu Walter motiva a todos dentro da empresa. “Ele ensina muito a gente, é uma honra”.

Orthmann é gerente comercial, mas passeia por todos os setores da empresa – Foto: Matheus Nunes/NDTVOrthmann é gerente comercial, mas passeia por todos os setores da empresa – Foto: Matheus Nunes/NDTV

Guinness Book

Em 2008, Walter foi reconhecido pelo RankBrasil como o trabalhador com mais tempo de atividade em uma empresa no Brasil. Desde então, ele vem quebrando seu próprio recorde a cada ano que completa de trabalho.

O último recorde registrado no site do Guinness Book é de 2019, quando completou 81 anos e 82 dias de trabalho.

Walter Orthmann trabalha há mais de 80 anos na mesma empresa, em Brusque – Foto: Matheus Nunes/NDTVWalter Orthmann trabalha há mais de 80 anos na mesma empresa, em Brusque – Foto: Matheus Nunes/NDTV

Quando submeteu seu material para avaliação do livro dos recordes, Walter disse: “Eu não sinto que agora seja a hora de parar de trabalhar, afinal, o trabalho foi o que me manteve pelos últimos 81 anos. Espero que, em janeiro do ano que vem, possa ter mais uma extensão deste recorde mundial”.

Biografia

O “homem único” de Brusque tem até uma biografia, escrita por Saulo Adami. O livro, publicado em 2018, conta toda a trajetória de Walter e da família Orthmann, que veio da Prússia Renana – hoje, território alemão – em 1860 e se estabeleceu em Brusque.

Participe do grupo e receba as principais notícias
de Itajaí e região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os
termos de uso e privacidade do WhatsApp.
+

Cidadania