Blumenau amplia busca por pessoas em situação de rua em onda de frio extremo

Serviço de Abordagem Social terá uma equipe a mis na rua para localizar pessoas em vulnerabilidade durante os dias de frio intenso

Blumenau vai ampliar o atendimento para pessoas em situação de vulnerabilidade por conta da onda de frio extremo prevista para essa semana.

Abordagem Social busca pessoas em situação de vulnerabilidade em Blumenau. Ação terá mais uma equipe durante onde de frio extremo – Foto: Divulgação/Prefeitura de BlumenauAbordagem Social busca pessoas em situação de vulnerabilidade em Blumenau. Ação terá mais uma equipe durante onde de frio extremo – Foto: Divulgação/Prefeitura de Blumenau

De acordo com a Semudes (Secretaria de Desenvolvimento Social), o serviço de Abordagem Social terá duas equipes percorrendo a cidade em busca de pessoas em situação de rua nos dias de frio mais intenso.

A equipe, que já atua e, segundo a Semudes, teve o horário de trabalho ampliado no início da pandemia, faz a busca das pessoas em situação de rua. Segundo a secretaria, a Abordagem Social faz cerca de 30 atendimentos por noite, porém, com a queda das temperaturas, este número pode chegar a 50.

Quando alguém é encontrado, a equipe oferece os serviços dos abrigos municipais e os atendimentos do Centro Pop (Centro de Referência Especializado para a População em Situação de Rua).

As pessoas em situação de rua podem ser encaminhadas para o Abrigo Municipal de Blumenau (Amblu) ou para um dos abrigos provisórios, que ficam no mesmo endereço, mas em edificações diferentes.

Segundo a Semudes, os dois foram abertos no início da pandemia de coronavírus, sendo que um deles atende apenas casos suspeitos ou confirmados de Covid-19 neste público. Atualmente, a prefeitura atende entre 80 e 100 pessoas nos abrigos – e o número varia bastante, pois muitas pessoas chegam e vão embora todos os dias. 

Para quem recusa a ida ao abrigo, a prefeitura oferece cobertores, máscaras e os serviços do Centro Pop. No local, a população em situação de rua é atendida com alimentação, itens e espaço para higiene pessoal e atendimento psicossocial. Quem busca o local também recebe roupas e cobertores.

Abordagem Social busca pessoas em situação de vulnerabilidade em Blumenau. Ação terá mais uma equipe durante onde de frio extremo – Foto: Divulgação/Prefeitura de BlumenauAbordagem Social busca pessoas em situação de vulnerabilidade em Blumenau. Ação terá mais uma equipe durante onde de frio extremo – Foto: Divulgação/Prefeitura de Blumenau

Famílias em vulnerabilidade

Para quem não está na rua, mas também precisa de apoio, a prefeitura orienta para buscar o Cras (Centro de Referência em Assistência Social) da região onde moram. Os endereços podem ser consultados neste link.

A prefeitura também aceita doações de roupas masculinas, cobertores, toucas, luvas e meias em bom estado, que possam ajudar a proteger do frio. A entrega dos itens pode ser feita no Centro Pop.

Como buscar ajuda?

Ao encontrar uma pessoa em situação de rua é possível acionar a equipe da Abordagem Social pelos telefones (47) 99945-9630 ou (47) 3381-6510. O atendimento é de segunda a sexta-feira, das 05h30 à 01h, e finais de semana das 08h às 20h.

Endereços e telefones

  • Abrigos – Abrigo municipal e provisórios
    Endereço: Rua José Fischer, 439 – Escola Agrícola
    Horário: aberto 24 horas
  • Centro Pop
    Endereço: Rua Clara Persuhn, 192, Bairro Itoupava Seca
    Telefone: (47) 3381-6509
    Horário: das 7h às 16h

Participe do grupo e receba as principais notícias
de Blumenau e região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os
termos de uso e privacidade do WhatsApp.
+

Cidadania

Loading...