Moradores de Araquari já podem acessar o carnê de IPTU 2022

Começou nesta sexta-feira (21) a distribuição do carnê para os moradores

Araquari iniciou nesta sexta-feira(21) a distribuição de 27 mil carnês do IPTU (Imposto Predial e Territorial Urbano) de 2022, que serão disponibilizados em quatro pontos de coleta no município, no Norte de Santa Catarina.

Carnês…. – Foto: Prefeitura AraquariCarnês…. – Foto: Prefeitura Araquari

Os carnês também estarão disponíveis para consulta e impressão no Portal do Contribuinte.

O pagamento poderá ser à vista ou parcelado em até dez vezes, de março a dezembro. A parcela única, com desconto de 20% no pagamento a vista, vence no dia 10 de março.  Já a última parcela deverá ser paga pelo contribuinte em 12 de dezembro.

Segundo a Secretaria de Finanças do município, os acertos de tributos atrasados devem ser feitos nas subprefeituras ou no Centro de Atendimento ao Cidadão (CAC), onde também é possível acessar a segunda via dos carnês. Pedidos de revisão do IPTU podem ser feitos até o dia 31 de julho.

Correção de valor do IPTU

Com a atualização pela Planta Genérica de Valores, a prefeitura prevê arrecadar R$ 16,8 milhões com o tributo em 2022. Em 2021, a previsão foi de R$ 7,7 milhões. De acordo o gerente de Arrecadação e Tributação, Valmir da Silva, o valor dos terrenos está defasado no município há pelo menos 24 anos.

“Vamos citar um exemplo. Existem imóveis em ruas do município que pagavam, até 2021, R$ 2,90 o metro quadrado de um terreno. Mas o estudo mostrou que o valor comercial do metro quadrado naquela rua custava R$ 250”, explica.

Isenções

Cerca de 290 contribuintes do IPTU de Araquari têm direito à isenção do tributo. Em alguns casos, como aposentados e pensionistas, é necessário solicitar o benefício dentro de alguns critérios, como ganhar até 3 salários mínimos, residir em imóvel de baixo padrão com menos de 120 metros quadros e estar em terreno que não ultrapasse de 2.500 metros quadrados. De acordo com a SF, quem se enquadra nessas especificações precisa procurar o CAC munido dos seguintes documentos: RG, CPF, comprovante de renda com o número do benefício e comprovante de residência.

Atendimento

A retirada dos carnês e os atendimentos aos contribuintes podem ser feitos, presencialmente, nos seguintes locais: avenida Prefeito Alberto Natalino Miquelutte, 280, rua Dr. Adolfo Bezerra de Menezes, 415, rua João Carlos Rosa, 677, e também no  Centro de Atendimento ao Cidadão, na avenida Coronel Almeida, 325.

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