Sabrina Aguiar

sabrina.aguiar@ndtv.com.br Coluna sobre os assuntos de Joinville e região. A economia, segurança pública, política e todos outros fatos por quem vive e pensa sobre as cidades.


Cartórios catarinenses começam a reconhecer assinaturas por meio digital

Lançamento de plataforma é o marco de 100% dos atos notariais no meio digital

*Mikael Melo interino

A partir de terça-feira (7), o reconhecimento de assinaturas começou a ser feito digitalmente em Cartórios de Notas de Santa Catarina.

Cartórios catarinenses começam a reconhecer assinaturas por meio digital – Foto: Pexels/Reprodução/NDCartórios catarinenses começam a reconhecer assinaturas por meio digital – Foto: Pexels/Reprodução/ND

A novidade permite ao cidadão encaminhar digitalmente um documento para o Tabelionato pela plataforma neste link, assina-lo eletronicamente, ter a sua assinatura reconhecida pelo tabelião e, em seguida, remeter o documento digital para os destinatários finais.

O lançamento completa a migração total dos atos notariais para o meio eletrônico, iniciada em maio de 2020 e que já permite a prática de diversos serviços de forma online pela plataforma e-Notariado.

“O lançamento é o marco de 100% dos atos notariais no meio digital. No intuito de tornar o dia a dia do cidadão mais prático e ágil, agora o cidadão pode escolher entre ir presencialmente até o Cartório de Notas ou fazer o serviço de forma totalmente eletrônica”, destaca Angelo Vargas, vice-presidente do Colégio Notarial do Brasil – Santa Catarina (CNB/SC).

Participe do grupo e receba as principais notícias
de Joinville e região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os
termos de uso e privacidade do WhatsApp.
Loading...