Marcos Cardoso

marcos.cardoso@ndmais.com.br A sociedade da Grande Florianópolis, os eventos culturais e as tradições da região analisadas pelo experiente jornalista Marcos Cardoso.


Ciranda Solidária para por falta de apoio

Projeto distribuía alimentos, roupas e outros itens a famílias do Morro da Penitenciária

Vanessa Schlickmann, idealizadora e coordenadora da Ciranda Solidária, anunciou com muita tristeza o encerramento da ação semanal que beneficiava cerca de 35 famílias de baixa renda do Morro da Penitenciária desde março de 2020, quando a pandemia fragilizou ainda mais a comunidade.

Por falta de apoio, o projeto que distribuiu mais de nove toneladas de alimentos, além de centenas de peças de roupas, cobertores, calçados, brinquedos, móveis, eletrodomésticos, utensílios, itens de higiene pessoal, material de limpeza, como também proporcionou corte de cabelo e impressão de currículos, parou após 38 edições.

Apesar da retomada gradativa da economia e reabertura de vagas de trabalho, muita gente depende ainda deste importante suporte.

Projeto beneficiava a comunidade do Morro da Penitenciária com a doação de alimentos – Foto: Divulgação/NDProjeto beneficiava a comunidade do Morro da Penitenciária com a doação de alimentos – Foto: Divulgação/ND

Segundo Vanessa, a alta do custo de vida impactou diretamente os bolsos dos doadores e o poder de compra dos alimentos, tornando a colaboração mais difícil. Se antes se gastava R$ 800 para comprar os mantimentos, agora o custo chega a R$ 1.800.

Na comunidade paira o desespero, porém maior é a gratidão dos moradores por tudo que receberam no momento de maior necessidade.

Mas os voluntários não deixarão de agir em ações pontuais. Agora, por exemplo, um artesã está confeccionando bonecas e penais de crochê para presentear os pequenos no Dia das Crianças, em outubro – se tudo der certo, com uma linda festa.

Participe do grupo e receba as principais notícias
da Grande Florianópolis na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os
termos de uso e privacidade do WhatsApp.
Loading...