Conheça os vencedores do concurso de desenho da NDTV Joinville

Os três finalistas terão seus desenhos expostos na prefeitura de Joinville, além de estamparem capa de jornal

Depois de um mês de muita ansiedade, os vencedores do Concurso de Desenho Escolar promovido pela NDTV Joinville foram divulgados nesta terça-feira (23). Foram mais de 200 desenhos inscritos, dez selecionados como finalistas e, enfim, três escolhidos pelo público!

Um ponto turístico do bairro

O primeiro lugar ficou com Ana Julia Silveira da Costa, que tem 13 anos e estuda no 8º ano da Escola Professora Maria Regina Leal, no bairro Espinheiros. E foi justamente um ponto turístico do bairro em que ela mora o lugar escolhido por Ana Julia para desenhar.

Desenho de Ana Julia conquistou o primeiro lugar – Foto: Arquivo pessoal/NDDesenho de Ana Julia conquistou o primeiro lugar – Foto: Arquivo pessoal/ND

Ana retratou a Porta do Mar, que oferece uma linda vista para a Baía Babitonga. “A minha mãe me deu a ideia de fazer o portal e eu fui fazendo rascunhos, depois contornei e pintei. O céu demorou mais porque não sabia fazer o degradê. Mas eu pesquisei e fui fazendo”, conta.

Acostumada a desenhar rostos, ela ressalta que pouco desenha paisagens e ficou surpresa com o resultado. Com 5.093 votos, ela conquistou o primeiro lugar.

A mãe de Ana, Carine Del Antônia, conta que o feito é motivo de orgulho para a família. “Ela sempre gostou de desenhar e foi muito gratificante o desenho dela estar entre os dez finalistas e agora no primeiro lugar. É muito orgulho ter uma filha assim”, comemora.

Ponto turístico com direito a pau de selfie

Quem conquistou o segundo lugar na competição foi Giovanna Cunha Jeronimo. Com 11 anos, ela está no 5º ano da Escola Sesc Joinville e escolheu um ponto turístico bem conhecido da cidade para desenhar: a rua das Palmeiras.

Giovanna ficou com o segundo lugar no concurso – Foto: Arquivo pessoal/NDGiovanna ficou com o segundo lugar no concurso – Foto: Arquivo pessoal/ND

“Eu estava procurando algo pra desenhar quando vi a foto e falei pra mim mesma: é esse que eu quero fazer. Eu achei que é bonito porque tem essas árvores que estão aqui faz tempo, tem flores, o museu, é um local que traz muitos turistas”, conta a estudante.

Os detalhes do desenho surpreendem! Afinal, tem até pessoas tirando foto com pau de selfie no ponto turístico. Giovanna conseguiu 3.765 votos e o resultado é motivo de orgulho para a mãe, Tatiana Esch Cunha Jeronimo.

“É uma emoção muito grande porque ela desenha há muito tempo e se destaca na escola em relação ao desenho”, diz Tatiana, que reforça que o desenho da filha com certeza vai para a parede da casa, assim como muitos outros que ela já fez durante a infância.

Homenagem à arte de Juarez Machado

Um dos pontos mais conhecidos de Joinville é o Centreventos Cau Hansen, que recebe diversas atividades culturais na cidade. E foi justamente ele o local escolhido por Vinícius Kauan Calsavara para desenhar: no 6º ano da Escola Municipal Professora Ada Sant’Anna da Silveira, ele conquistou o terceiro lugar no concurso, com 3.606 votos.

Vinícius conquistou o terceiro lugar no concurso – Foto: Arquivo pessoal/NDVinícius conquistou o terceiro lugar no concurso – Foto: Arquivo pessoal/ND

“É uma felicidade muito grande porque eu não imaginei que ia ganhar. A inspiração veio pensando em um lugar onde tem arte, como o Centreventos, que tem dança e teatro”, conta.

Para ele, a maior dificuldade foi fazer os detalhes do desenho. E também pudera: o Centreventos tem um painel feito por Juarez Machado, algo nada fácil de imitar.

“Ele foi traçando os riscos e olhando, usou a imagem do desenho do Juarez Machado na internet e foi fazendo, usando lápis e borracha. Ele adora esse tipo de competição e é muito dedicado. Isso incentiva as crianças a estudarem e quererem participar mais da escola”, destaca a mãe de Vinicius, Marcia Borges.

Reconhecimento na prefeitura e na capa de jornal

O destaque em uma competição com mais de 200 inscritos merece reconhecimento! E isso não vai faltar para os três primeiros colocados.

Ana Julia, Giovanna e Vinicius: os três primeiros colocados – Foto: Jonathan Rocha/NDTVAna Julia, Giovanna e Vinicius: os três primeiros colocados – Foto: Jonathan Rocha/NDTV

O desenho de Ana Julia, que ficou em primeiro lugar, será capa do Jornal ND Digital na próxima quarta-feira (24).

Além disso, os três desenhos vencedores serão colocados em um quadro e expostos na prefeitura de Joinville. E os alunos ainda vão participar de um café da manhã com o prefeito Adriano Silva e a vice-prefeita Rejane Gambin. Por fim, a Escola Municipal Professora Maria Regina Leal, onde Ana Julia estuda, vai ganhar um anúncio no jornal ND Digital.

“É um sentimento de vitória e de realização mostrar para os nossos alunos o quanto são capazes de transformar. No momento em que a gente incentiva o aluno a participar do concurso, engaja a buscar a vitória e a vitória vem, a gente tem certeza que está no caminho certo”, diz Claudia Monteiro Roque, diretora da escola.

O que é o Concurso de Desenho Escolar da NDTV Joinville

O concurso é uma promoção da NDTV Joinville para homenagear os 170 da cidade, celebrados no dia 9 de março. A competição foi aberta para escolas públicas e particulares do município e alunos do 5º ao 8º puderam participar.

Todos os desenhos passaram pela análise de uma comissão julgadora, formada por Daniele Rieper, coordenadora da Escola de Artes Fritz Alt e da Galeria Municipal de Arte Victor Kursansew; Andréia Schmitz, professora de Cursos Artísticos da Escola de Artes Fritz Alt; Adri Volpi, artista plástica; Eduardo e Alexandre Feitosa, da dupla de artistas Irmãos Feitosa; Thiago Boeing, secretário de comunicação e Rejane Gambin, vice-prefeita.

Com isso, dez desenhos foram escolhidos como finalistas e a escolha dos vencedores ficou a cargo do público, que pôde votar pela internet.

Participe do grupo e receba as principais notícias
de Joinville e região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os
termos de uso e privacidade do WhatsApp.