Defesa Civil arrecada donativos para moradores atingidos pela enxurrada em Itajaí

Bairro Brilhante foi o mais afetado pela chuva no município; pelo menos seis famílias que moram na região perderam tudo o que tinham

Mais de 30 ocorrências foram registradas em Itajaí devido à chuva dos últimos dias, segundo informações da Defesa Civil municipal. Agora, a cidade trabalha na recuperação e apoio aos atingidos pela enxurrada.

“Foram 30 ocorrências entre Defesa Civil e Bombeiros. Aí, a gente faz uma planilha para que a gente possa atender tudo em conjunto. Graças a Deus, agora não temos mais nada de chamado, a não ser vistorias normais (…). O que aconteceu das situações das chuvas já tá tudo solucionado”, contou o coordenador da Defesa Civil de Itajaí, Jucelmar Martinho.

Bairro Brilhante foi o mais afetado pela enxurrada no município – Foto: Reprodução/NDTV RecordTVBairro Brilhante foi o mais afetado pela enxurrada no município – Foto: Reprodução/NDTV RecordTV

O bairro Brilhante foi o mais afetado pela chuva no município. Pelo menos seis famílias que moram na região perderam tudo o que tinham. A prefeitura já está fazendo a limpeza do local e a Defesa Civil arrecada doações para os atingidos.

A marceneira Natalina dos Santos é moradora do bairro Brilhante e disse que a mudança no tempo surpreendeu a vizinhança. “Pegou todo mundo de surpresa. Todo mundo perdeu tudo. A gente aqui também perdeu tudo. Nossa marcenaria, que nunca pegou água dentro do galpão, acabou com tudo”, contou ela.

Por mais que a ajuda esteja chegando, alguns moradores do bairro continuam preocupados e abalados com a situação. Em minutos, a chuva destruiu grande parte das casas, levando conquistas acumuladas em anos.

“Foi horrível, uma coisa que eu não esperava. Eu estava com meu sonho quase concretizado, da minha casa com as minhas coisas dentro, os quartos dos meus filhos todos bonitinhos. Eles nem chegaram a usar nada. Eu tô pagando ainda. Eu nem contabilizei o prejuízo ainda, porque foi muito. Minha casa já não tem nada mais lá dentro. É desanimador para o trabalhador”, lamentou a empresária Joice Manuel, que também mora no bairro Brilhante.

Para ajudar as famílias atingidas pela chuva, a Defesa Civil está arrecadando doações nesta sexta-feira (11). “Decidimos fazer o ponto de arrecadação aqui na Defesa Civil, que começa a partir de hoje. Quem quiser e quem puder doar comida, colchões, cobertas, pode trazer aqui para a Defesa Civil que nós mesmos vamos levar até a casa deles”, informou o coordenador Martinho.

Confira mais informações na reportagem do Balanço Geral Itajaí.

+

BG Itajaí