Defesa Civil da Capital abre inscrições para Curso de Voluntariado em Emergência

Interessados em participar devem ter acima de 18 anos e serão aptos para ingressar o quadro de voluntários do órgão e ajudar em situações emergenciais no município

A prevenção de desastres consiste, principalmente, em medidas educativas e de conscientização, denominadas medidas não estruturais, que visam aumentar o conhecimento das pessoas sobre o risco de desastres, permitindo-lhes saber o que fazer e como agir nesse tipo de situação.

Núcleo Comunitário de Proteção e Defesa Civil. Ajuda de voluntários é essencial no atendimento a emergências – Foto: PMF/Divulgação/NDNúcleo Comunitário de Proteção e Defesa Civil. Ajuda de voluntários é essencial no atendimento a emergências – Foto: PMF/Divulgação/ND

Para capacitar a população da capital a saber como agir nestas situações, a Defesa Civil da Prefeitura de Florianópolis, em parceria com a Fundação Somar, lança a partir da próxima segunda-feira (27) o CVE (Curso de Voluntariado em Emergência).

Para se inscrever no curso, basta enviar os dados pessoais com documentos solicitados em anexo para o e-mail cvedefesacivil@gmail.com até o dia 25 de outubro. 

As aulas terão início no dia 8 de novembro. Serão 15 encontros, três vezes por semana, das 19h30 às 21h, no auditório da Guarda Municipal de Florianópolis, na sede, no bairro Coqueiros.

Por meio das aulas, que são abertas para a população adulta, os agentes voluntários que se formarem poderão ingressar no quadro de voluntários da Defesa Civil e ajudar em situações emergenciais como deslizamentos, alagamentos, chuvas e análises de risco, entre outras.

De acordo com a Defesa Civil municipal, serão oferecidas 30 vagas para pessoas acima de 18 anos que apresentem os documentos: atestado de aptidão física, CPF, RG, certidão negativa criminal, comprovante de residência, quitação eleitoral, título de eleitor, comprovante de escolaridade e identidade profissional do conselho específico, se for o caso.  Do total, quatro vagas são reservadas a profissionais específicos, sendo duas vagas para engenheiros e duas para geólogos.

Time preparado

O Secretário Municipal de Segurança Pública da Capital, Araújo Gomes, reforça que a capacitação fará com que interessados em ajudar em eventos adversos saibam como poderão agir.

“Quando atuamos em situações de emergência, não é raro aparecer alguém se propondo a nos ajudar. Dessa forma, com uma capacitação correta, teremos um time preparado de voluntários que terão as orientações corretas para atuar com segurança nesses momentos”.

Samuel Vidal, assessor técnico da Defesa Civil e responsável pelo projeto, destaca que em situações de emergência com grandes proporções, a ajuda de voluntários será essencial: “Temos uma equipe completa e capacitada, mas em eventos como alagamento, deslizamento ou outros desastres, a participação da comunidade é importantíssima, e com isso vamos poder ofertar o curso para quem quer ajudar, mas muitas vezes não sabe como, e formaremos uma verdadeira tropa de elite de voluntários”.

Conforme determina a Lei Municipal nº 10.199, de 27 de março de 2017, a Prefeitura Municipal de Florianópolis informa que a produção deste conteúdo não teve custo, e sua veiculação custou R$2.000,00 reais neste portal.

+

Prefeitura de Florianópolis

Loading...