20 anos da NDTV Joinville: cobertura de grandes acontecimentos e prêmios conquistados

Assuntos como as enchentes de 2008, maior tragédia climática de SC; a fumaça química de São Francisco do Sul e a maior tragédia rodoviária do Estado foram contadas pelo jornalismo da emissora

Os 20 anos da NDTV Joinville também foram marcados por muito trabalho e cobertura de grandes acontecimentos que impactaram a vida dos joinvilenses e de todos os moradores da região Norte.

Assuntos que ganharam destaque nacional, como a maior tragédia climática de Santa Catarina: as enchentes de 2008 atingiram mais de 1,5 milhão de catarinenses e causaram a morte de 135 pessoas e várias cidades da região Norte contabilizaram prejuízos. Só Joinville sofreu com centenas de deslizamentos, mais de 2 mil pessoas desalojadas e 250 desabrigadas.

Além do compromisso de levar informação aos lares, a emissora tem como objetivo ajudar as pessoas. Por isso, naquele mesmo ano, a TV montou um centro de arrecadação de donativos para as famílias atingidas pelas chuvas. Foram milhares de alimentos, roupas e móveis doados, tudo graças à solidariedade da nossa gente.

Já em março de 2015, outra grande tragédia na região de Joinville. Um ônibus de turismo caiu em uma ribanceira na Serra Dona Francisca, deixando 51 pessoas mortas. Apenas oito sobreviveram.

A NDTV, mais uma vez, estava lá, acompanhando o esforço das equipes de resgate, o sofrimento dos familiares e trazendo as informações sobre a maior tragédia rodoviária do Estado. A triste notícia não emocionou apenas os telespectadores, mas marcou todos os profissionais envolvidos na cobertura.

Outros casos também tiveram destaque nacional. Em setembro de 2013, um incêndio químico chamou atenção do Brasil e do mundo para São Francisco do Sul. Dez mil litros de fertilizante à base de nitrato de amônia, estocados em um galpão de uma empresa marítima, causaram uma fumaça tóxica que se espalhou pela costa brasileira chegando a outros estados.

Foram quatro dias de trabalho dos bombeiros para combater o incêndio. A cobertura jornalística da nossa emissora contou com trabalho intenso das equipes de reportagem.

Trabalho de investigação

O caso Ame Jonatas chocou o Estado e ganhou visibilidade em todo Brasil por meio de um intenso trabalho de investigação da NDTV, que resultou na comprovação dos fatos. Em 2017, após uma campanha na internet para ajudar o menino (foto acima) que sofria de atrofia muscular espinhal, os pais do garoto foram acusados de utilizar boa parte do dinheiro arrecadado em benefício próprio.

A população ficou revoltada com a atitude dos pais da criança, uma denúncia que foi revelada com exclusividade pelo Balanço Geral. Após as reportagens, a Polícia Civil abriu um inquérito e o processo é acompanhado de perto pelo poder judiciário.

Prêmios conquistados

Para escrever os 20 anos da NDTV Joinville, os profissionais produziram reportagens e que foram reconhecidas e premiadas nacional e estadualmente por contribuírem com a melhoria da sociedade.

Entre as reportagens premiadas, a rota da insegurança, que contou os desafios dos caminhoneiros que cruzam as estradas do Brasil;  o impacto das usinas hidrelétricas no Oeste catarinense; o raio-x do sistema público de saúde de Joinville; como os universitários estavam auxiliando deficientes usando a tecnologia.