Em Chapecó, centenas de pessoas prestam homenagem a Mário Lanznaster

Empresário faleceu na madrugada deste domingo (18) aos 80 anos

O corpo do empresário Mário Lanznaster, presidente da Cooperativa Central Aurora Alimentos, é velado nesta tarde de domingo (18) em Chapecó, no Oeste de Santa Catarina.

Centenas de pessoas prestam homenagem em último adeus a Mário Lanznaster – Foto: Willian Ricardo/ND

Lanznaster faleceu às 04h23 deste domingo no Hospital Unimed, em Chapecó, aos 80 anos. Considerado um dos maiores líderes do cooperativismo brasileiro das últimas décadas, o empresário vivia um delicado quadro de saúde desde 2018 em razão de um tumor no fígado.

A despedida aberta para todos iniciou perto do meio-dia no Ginásio de Esportes da unidade Frigorífico Aurora Chapecó II (FACH II), na Rua Antônio Morandini, no bairro SAIC. 

Autoridades, amigos, anônimos funcionários fizeram fila dentro e fora do ginásio para se despedir do empresário. Ele deixa a esposa Edirce Lanznaster, com quem conviveu por 50 anos e teve quatro filhos: Márcia, Fabiano, Fernando e Juliana.  Coroas de flores chegavam a todo momento no espaço. 

“Uma perda muito grande, um sentimento de tristeza enorme. Ele deixou um legado muito importante e faz parte da história não só de Chapecó, mas do Brasil e do mundo. O nome dele será sempre lembrado pelo trabalho que fez”, destacou a vice-governadora de Santa Catarina, Daniela Cristina Reinehr. 

Bastante emocionado, o funcionário José Correia da Silva, que trabalha há 37 anos na granja da cooperativa na Linha Simonetto, estava perplexo com a morte de Lanznaster. 

“Não dá para acreditar. Para mim sempre foi um exemplo de pessoa, foi muito importante, vai deixar muita saudade. Ele era uma pessoa muito gentil. Vou lembrar somente coisas boas”, falou José Correia da Silva.

Despedida iniciou perto do meio-dia – Foto: Willian Ricardo/ND

Às 17h deste domingo está marcada um culto fúnebre de despedida. Na sequência, às 17h30, o corpo segue em cortejo para o Cemitério Parque Jardim do Éden, em Chapecó, onde será sepultado. 

Legado

Mário Lanznaster presidia a Aurora Alimentos, terceiro maior conglomerado agroindustrial brasileiro do setor da carne, desde 2007 e estava em seu quarto mandato. Antes, presidiu a Cooperativa Agroindustrial Alfa de 1997 a 2009. Por dois anos (de 2007 a 2009) exerceu simultaneamente as presidências da Aurora e da Alfa.

Mário Lanznaster – Foto: Divulgação ND

Lanznaster era catarinense, nasceu em 30 de junho de 1940 no município de Presidente Getúlio onde casou-se com Edirce.

Foi extensionista rural em 1968 nos municípios de Modelo e Chapecó, no Oeste de SC. Em 1974, trabalhou como assessor técnico na Coopercentral quando iniciou a implantação do programa de fomento à suinocultura, conhecido hoje como Suicooper.

Era vice-presidente para assuntos estratégicos do agronegócio da FIESC (Federação das Indústrias de Santa Catarina).

 

+

Cidadania