Enciclopédia digital de Itajaí já tem mais de 700 verbetes

Itajaipedia foi lançada em janeiro de 2021 e conta com fatos relevantes da cidade, além da história dos bairros, praças e locais importantes

A Itajaipedia, enciclopédia digital de Itajaí, já acumula mais de 700 verbetes cadastrados. O projeto busca registrar a história da cidade, das pessoas e dos locais.

Idealizado pelo escritor e pesquisador Magru Floriano com o jornalista Thiago Floriano, a enciclopédia inclui um calendário histórico, compilado ao longo de mais de dez anos.

Registro do Mercado do Peixe em Itajaí – Foto: Bruno Golembiewski/NDRegistro do Mercado do Peixe em Itajaí – Foto: Bruno Golembiewski/ND

A enciclopédia foi lançado em janeiro de 2021. Segundo um dos idealizadores, Thiago Floriano, em breve começa a formatação dos artigos sobre a história dos bairros, das praias e de outros locais. “Continuamos publicando verbetes sobre pessoas, mas já iniciamos as publicações sobre a história da imprensa e eleições”, comenta.

O projeto deve ter seis etapas. “Se a pessoa tem alguma dúvida sobre a história de Itajaí, a enciclopédia vai tentar resolver”, explica o idealizador do projeto Magru Floriano.

Na primeira etapa, que já está concluída, foi elaborado um calendário histórico, com acontecimentos marcantes de cada dia ao longo da história de Itajaí.

Já a segunda etapa é a de inserção de verbetes sobre pessoas que nasceram ou viveram em Itajaí. Nesta etapa, o foco é destacar a atuação destas pessoas na cidade.

Igreja Matriz de Itajaí. – Foto: Bruno Golembiewski/NDIgreja Matriz de Itajaí. – Foto: Bruno Golembiewski/ND

A próxima fase é sobre a história da imprensa itajaiense, onde serão inseridos verbetes sobre os jornais publicados ao longo da história do município.

Na etapa quatro serão inseridos artigos sobre a história de locais como ruas, praças, bairros, prédios, entre outros.

A quinta fase será sobre empresas, partidos políticos, instituições e órgãos públicos.

A sexta e última etapa é quando serão inseridos verbetes sobre eventos, eleições, enchentes e outras categorias que não foram contempladas nas fases anteriores.

Acesse e receba notícias de Itajaí e região pelo WhatsApp do ND+

Entre no grupo
+

Cidadania