Engenheiro agrônomo vende geladinhos em Chapecó com sonho de trabalhar no MAPA

Emerson Fecker da Costa trabalhou na área de formação por 18 anos e encontrou um novo caminho para alcançar seus planos profissionais

O engenheiro agrônomo Emerson Fecker da Costa, de 48 anos, encontrou na venda de geladinhos gourmet uma nova oportunidade de renda e a esperança de um futuro melhor. Natural de Rosário do Sul no Rio Grande do Sul, ele escolheu Chapecó, no Oeste catarinense, para recomeçar a vida após ficar desempregado. O grande sonho é um dia alcançar uma vaga no MAPA (Ministério da Agricultura Pecuária e Abastecimento).

Emerson entregando um geladinho para um meninoEmerson Fecker encontrou na venda de geladinhos gourmet uma nova oportunidade de alcançar seus sonhos – Foto: Arquivo Pessoal/Divulgação/ND

Formado pela UFSM (Universidade Federal de Santa Maria), uma das federais referência em agronomia, Fecker trabalhou na sua área de formação por 18 anos em cidades do estado do Mato Grosso.

Segundo ele, as adversidades da vida o fizeram encontrar em Deus e no empreendedorismo uma luz no fim do túnel. Ele, a esposa boliviana Yulixia Fecker e o filho José Pedro, de 5 anos, se mudaram para Chapecó há cerca de dois anos.

O engenheiro agrônomo tem experiência na área comercial e técnica na condução de lavouras de soja, algodão e milho. Porém, mesmo com toda a sua bagagem profissional, não conseguiu uma oportunidade de emprego no município catarinense.

A força de vontade e o desejo de vencer da família não os fizeram desanimar, muito pelo contrário. Fecker vestiu-se de coragem e resolveu empreender. A produção e a venda de geladinhos gourmet surgiram como uma oportunidade acessível e de rápido giro financeiro para a família, que atualmente paga aluguel.

Por 18 anos o engenheiro agrônomo trabalhou em sua área de atuação. – Foto: Arquivo Pessoal/Divulgação/NDPor 18 anos o engenheiro agrônomo trabalhou em sua área de atuação. – Foto: Arquivo Pessoal/Divulgação/ND

“Viemos para Chapecó porque tivemos boas recomendações da cidade e porque gostávamos do Estado por ser bem desenvolvido e ter um bom índice de educação. Encontramos aqui uma oportunidade de se realocar no mercado de trabalho e ter perspectivas de crescimento profissional – sentimos a paz de que era uma direção de Deus”, conta.

Além dos geladinhos gourmet, ele também produz trufas artesanais. Todo o trabalho é feito dentro das normas sanitárias com o auxílio de uma máquina seladora. Os sabores são feitos com frutas naturais e variam desde maracujá, morango, açaí até cupuaçu. “São geladinhos cremosos feitos com leite e creme de leite”, explica.

O grande sonho

Apesar de ter encontrado no empreendedorismo uma oportunidade de renda, o grande sonho de Fecker é voltar a atuar como engenheiro agrônomo. A meta, segundo ele, é passar no concurso público federal do MAPA. Para isso, ele dedica quase todas as suas manhãs aos estudos. A preparação iniciou há cerca de quatro anos.

“Esse foi mais um motivo pelo qual escolhi empreender. A produção e venda de geladinhos gourmet me oportuniza uma flexibilidade de horários maior e assim consigo me dedicar aos estudos. O valor da venda dos geladinhos me ajuda muito, mas quero voltar a trabalhar na minha área e poder oportunizar o melhor à minha família”, acrescenta.

O engenheiro agrônomo também está realizando uma ação entre amigos para arrecadar recursos para auxiliar nas despesas de casa e investir em novos cursos e materiais de estudo. A intenção é vender 400 bilhetes a R$ 15,00. “Temos que acreditar em nossos sonhos e ir em busca deles, não importam as adversidades.”

Sonho de Emerson é passar no concurso federal do MAPA. - Arquivo Pessoal/Divulgação/ND
1 3
Sonho de Emerson é passar no concurso federal do MAPA. - Arquivo Pessoal/Divulgação/ND
Emerson e a esposa Yulixia Fecker. - Arquivo Pessoal/Divulgação/ND
2 3
Emerson e a esposa Yulixia Fecker. - Arquivo Pessoal/Divulgação/ND
Emerson com o filho José Pedro, de cinco anos. - Arquivo Pessoal/Divulgação/ND
3 3
Emerson com o filho José Pedro, de cinco anos. - Arquivo Pessoal/Divulgação/ND

Participe do grupo e receba as principais notícias
de Chapecó e região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os
termos de uso e privacidade do WhatsApp.
+

Cidadania

Loading...