Erva-mate: a erva que ultrapassa gerações

No título a cidade de mais de 54 mil habitantes garante “Canoinhas é a capital da Erva-mate”. Há pelo menos 23 anos a cidade é sede da festa estadual da erva-mate. Só para se ter uma ideia no passado o município chegou a ser chamado de ouro verde, uma referência as terras produtivas de erva-mate na região. Hoje a produção da erva já não é a principal fonte de renda do município. Canoinhas também é conhecida pelo agronegócio.

Canoinhas é a capital da Erva-mate – Foto: Priscila Noemberg/Assessoria Prefeitura de CanoinhasCanoinhas é a capital da Erva-mate – Foto: Priscila Noemberg/Assessoria Prefeitura de Canoinhas

Tradição

Mas a tradição ainda é muito presente no município. Um exemplo é a família Amaral dona de uma das indústrias de erva-mate mais antigas da região, está há 35 anos no mercado.

Fundada em 1986, uma das ervateiras mais antigas de Canoinhas ainda sobrevive as oscilações da economia brasileira. A empresa resistiu ao tempo às mudanças econômicas trazidas pela pandemia. Assim como outros seguimentos na região do planalto norte catarinense que se renderam ao mercado externo. Hoje na empresa a base solida além do mercado interno que ainda é forte a ervateira da família Amaral atende cinco países.

O planalto norte é composto por 10 municípios, é conhecida pela guerra do contestado que envolveu disputa de terra entre Santa Catarina e Paraná e também por sua diversidade de atividades econômicas. De acordo com o presidente da Amplanorte – Associação dos Municípios do Planalto Norte Catarinense, das riquezas do ano passado do ano de 2020 de praticamente 263 bilhões de reais do estado de Santa Catarina a região foi responsável por quase 8 bilhões de reais.

O planalto norte é composto por 10 municípios, conhecida pela guerra do contestado – Foto: Priscila Noemberg/Assessoria Prefeitura de CanoinhasO planalto norte é composto por 10 municípios, conhecida pela guerra do contestado – Foto: Priscila Noemberg/Assessoria Prefeitura de Canoinhas

Madeira

Assim como a erva-mate a região também foi conhecida e explorada pela vasta plantação de Araucária, Eucalipto e Pinus. A madeira junto com a erva foi protagonista da economia da região por muitos anos.

Em Porto União divisa com paraná a madeira já chegou a ser principal fonte de renda do município. De acordo com o Secretário de Desenvolvimento Sustentável e Meio Ambiente do município, Carlos Santos planalto norte catarinense e o sul do Paraná foram o berço do progresso dos dois estados. Segundo o secretário na década de 20 até os anos 80 a economia era muito forte voltada extração da madeira.

A madeira já chegou a ser principal fonte de renda do município – Foto: Priscila Noemberg/Assessoria Prefeitura de CanoinhasA madeira já chegou a ser principal fonte de renda do município – Foto: Priscila Noemberg/Assessoria Prefeitura de Canoinhas

Mudança

Só que araucária e outras árvores nativas da região têm um ciclo de crescimento muito longo. Um Pinheiro, por exemplo, têm 80 anos, uma Imbuia 200 anos na época não se pensou no replante. Por este motivo a matéria prima foi acabando e com ela o mercado foi se transformando.

Pela ausência de matéria prima o mercado local precisou passar por transformação – Foto: Priscila Noemberg/Assessoria Prefeitura de CanoinhasPela ausência de matéria prima o mercado local precisou passar por transformação – Foto: Priscila Noemberg/Assessoria Prefeitura de Canoinhas

Hoje

Hoje segundo Amplanorte os setores de agronegócio, agricultura e comércio ganharam destaque. Com uma extensão territorial superior a oito milhões de metros quadrados, as lavouras de cevada, fumo e soja correspondem a 17% a indústria fica com 24% o restante, ou seja, 59% ficam para o comércio atrativo da região.

Atualmente os setores de agronegócio, agricultura e comércio ganham destaque na região – Foto: Priscila Noemberg/Assessoria Prefeitura de CanoinhasAtualmente os setores de agronegócio, agricultura e comércio ganham destaque na região – Foto: Priscila Noemberg/Assessoria Prefeitura de Canoinhas

+

Caminhos do Contestado

Loading...