Conheça o projeto que oferece sessões de fotos gratuitas para gestantes em Florianópolis

Fotógrafos da Capital ajudam futuras mães a eternizarem esse momento tão especial desde 2015

A gestação é um momento único na vida de uma mulher. Carregar um filho dentro de si é tão mágico que merece ser registrado, mas nem toda mãe consegue eternizar esse momento. As sessões de fotos ficam de lado em meio a tantos gastos. Pensando nisso, em 2015 surgiu um projeto com o objetivo de dar às gestantes um book fotográfico. A iniciativa teve como foco as mamães que todos os meses iam até o posto de saúde da Armação, em Florianópolis, para fazer o pré-natal.

A ideia de desenvolver o projeto Click Solidário veio do professor e fotógrafo Radilson Carlos Gomes em parceria com a escola Câmera Criativa. Nas aulas do curso ‘Fotografia da Prática’ ele quis transmitir para os alunos um pouco da vivência, por mais de uma década, como fotógrafo do SUS (Sistema Único de Saúde) e também desenvolver a solidariedade e a sensibilidade naqueles que estavam com as câmeras nas mãos.

“A ideia é do ganha-ganha. Os atores são a escola, as gestantes, os alunos, a empresa que colabora e a criança que nasce saudável”, disse Gomes.

Projeto oferece sessões de fotos gratuitas para gestantes em Florianópolis – Foto: Reprodução/NDTV RecordTVProjeto oferece sessões de fotos gratuitas para gestantes em Florianópolis – Foto: Reprodução/NDTV RecordTV

Marco Alfredo Sardi foi aluno da escola Câmera Criativa e participou do projeto Click Solidário. Foi uma experiência marcante na sua formação profissional. “Ter descoberto pelo projeto o quanto a fotografia cria vínculos. No meu caso, a maioria dessas mulheres que eu fotografei na época continuaram no meu círculo de amigos e eu continuei participando de suas vidas, inclusive fotografando os aniversários de 1, 2, 3 anos e outros eventos familiares dessas mulheres”, contou ele.

A proposta deu tao certo que mais de 80 gestantes já foram fotografadas em ensaios externos e em estúdio. As fotos são doadas às mamães e as melhores expostas no posto de saúde. Mas, tão importante quanto tudo isso são os benefícios que todo esse envolvimento com o projeto traz para mãe e bebê.

Para a enfermeira Laura Castilho, “quando [as mães] passam por essa experiência, isso ganha na questão de empoderamento, de afinidade, de olhar para si de uma maneira diferente, de olhar para o outro de um lado diferente. E isso, claro, muda a maneira como ela vai encarar essa gestação”.

A Izabela Monteiro Thomé Bratz teve a gestação da terceira filha eternizada pelo projeto Click Solidário. Foi um momento único e marcante para toda família.

“Foi muito lindo, foi mágico. Registrou um momento único nas nossas vidas. As meninas empolgadas em tirar foto com a mão na barriga da mãe. Momento único para elas também, na vida delas”, lembrou Izabela.

A Erika Tieko Cardoso estava no sexto mês de gestação da filha Mariê quando fez as fotos pelo projeto Click Solidário. Hoje, a filha está com dois anos, mas ela não esquece das fotos que estão guardadas com muito carinho. São retratos de um período muito especial.
Segundo Erika, “foi muito, muito mágico. Mais mágico do que já é gerar uma filha, gerar um serzinho dentro da gente. Eles conseguiram fazer esse momento ser mais mágico ainda. Eles foram muito atenciosos, muito carinhosos, os professores, os alunos, pensaram em todos os detalhes”.

Retratos que a Erika já mostra para a pequena Mariê para que ela veja como foi especial os dias que ela cresceu dentro da barriga. Para que ela consiga entender o quanto é grande o amor de uma mãe. São as fotos do Click Solidário que estão permitindo que Erika consiga reviver essas lembranças ao lado da filha.

“Minha filha também pede sempre para ver as fotos de quando eu tava grávida. Ela adora ver as fotos e é só gratidão por todos e por tudo”, disse Erika.

Saiba mais sobre o projeto na reportagem do Balanço Geral Florianópolis!

+

BG Florianópolis

Loading...