Joinville oferece 105 vagas para acolhimento no frio: veja como acionar o serviço

Há vagas para pessoas em situação de rua em cinco casas de passagem da cidade

Com a chegada das baixas temperaturas e a previsão de ainda mais frio em Joinville, no Norte de Santa Catarina, a prefeitura iniciou a ação de inverno para atender as pessoas em situação de rua.

Joinville inicia ação de inverno para proteger moradores em situação de rua no frio – Foto: Divulgação/NDJoinville inicia ação de inverno para proteger moradores em situação de rua no frio – Foto: Divulgação/ND

A partir de quarta-feira (18), o município vai oferecer acolhimento noturno para esse público em cinco casas de passagem conveniadas à prefeitura. Os ajuste finais do plano de contingência ainda estão sendo discutidos, mas a principal novidade deste ano é que serão oferecidas 105 vagas nos cinco locais.

Os abrigos conveniados são a Casa Santo Egídio – Associação Diocesana de Promoção Social (Adipros), Casa da Vó Joaquina, Comunidade Eis-me Aqui/Casa de Levi, Comunidade Terapêutica Opção de Vida e Abrigo Institucional Essência de Vida.

Com a ampliação das casas de passagem, a princípio, não será necessária a ativação do abrigo emergencial no Ginásio Abel Schulz, como aconteceu em 2021. No ano passado, durante os seis dias em que o Abrigo Emergencial ficou aberto, foram ocupadas 277 vagas, uma média de ocupação de 46 pessoas por noite.

“Estamos nos organizando para atender as pessoas em situação de rua em diferentes espaços, com mais qualidade e conforto”, afirma Fabiana Cardozo, a secretária de Assistência Social de Joinville.

Como buscar acolhimento

O ponto de partida para o acolhimento será o Restaurante Popular 1 – Herbert José de Souza, no bairro Bucarein, onde os interessados em ir para o abrigo deverão comparecer das 17 às 19h, para receber o jantar.

Em seguida, as equipes de abordagem social do Centro Pop vão atender e direcionar as pessoas para as devidas casas de passagem, onde irão pernoitar. No dia seguinte, poderão retornar ao Restaurante Popular e tomar o café da manhã.

O serviço de acolhimento noturno será oferecido diariamente, assim como o atendimento do Restaurante Popular 1, aberto para o café da manhã das 7 às 9h, das 11 às 14h para o almoço, e das 17 às 19h para o jantar.

Pedidos de resgate de idosos e pessoas em situação de rua, impossibilitadas de se deslocar ao Restaurante Popular 1, após as 19h, deverão ser feitos ao Corpo de Bombeiros, pelo telefone 193.

Além dos cobertores doados nas campanhas realizadas anteriormente, a prefeitura de Joinville adquiriu mil mantas térmicas. Para este ano, o público que desejar ser solidário e fazer novas doações pode priorizar materiais como travesseiros, lençóis, toalhas de banho e kits de higiene pessoal (sabonete, shampoo, condicionar, escova e creme dental).

A Ação de Inverno 2022 da prefeitura de Joinville tem a participação da Secretaria de Assistência Social (SAS), Secretaria da Saúde (SES) , Secretaria de Proteção Civil e Segurança Pública (Seprot), Bombeiros Voluntários de Joinville e Samu.

Participe do grupo e receba as principais notícias
de Joinville e região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os
termos de uso e privacidade do WhatsApp.
+

Cidadania

Loading...