Jornal ND e portal nd+ atuam em sinergia em Santa Catarina

- +
Investimentos no site do Grupo ND reforçam o movimento digital de força no jornalismo do Grupo ND

O portal nd+, referência em comunicação digital para Santa Catarina, estreou novo visual há pouco mais de um mês e está ampliando sua presença. Blumenau, Chapecó e Joinville tiveram suas equipes de jornalismo digital e redes sociais reforçadas com a contratação de profissionais e investimentos nas redações das cidades, que contam com a cobertura da NDTV | Record TV. Já em Itajaí, o nd+ estreia sua redação online com equipe de jornalismo e redes sociais. Até setembro 16 novos profissionais estarão na linha de frente da notícia em Santa Catarina.

Novo portal nd+ está com visual mais clean e oferece melhor experiência de leitura – Foto: Reprodução/Grupo ND/NDNovo portal nd+ está com visual mais clean e oferece melhor experiência de leitura – Foto: Reprodução/Grupo ND/ND

Com reforço nas equipes distribuídas em todas as regiões, as redações atuam em conjunto com as praças em que o Grupo ND já está presente por meio das emissoras de TV. A redação integrada, inaugurada em março deste ano, em Florianópolis, é a base também do nd+, que também está presente em Blumenau, Itajaí, Joinville e Chapecó.

Além disso, parcerias ampliam a cobertura como conteúdos dos portais JusCatarina (especializado em justiça e direito) e o Metrópoles (que trará ainda mais informação a partir de Brasília), além de colunistas como Moacir Pereira, Cacau Menezes, Paulo Alceu, Fabio Gadotti, Marcos Cardoso , Fábio Machado, e a estreia de Raul Sartori.

“O Grupo ND, nesta nova fase, está consolidando o seu projeto digital com a expansão do portal para as praças. Nosso objetivo é sermos o líder de audiência em Santa Catarina, no meio digital”, diz Luís Meneghim, diretor de conteúdo.

A integração das redações é um dos diferenciais do Grupo ND. Com profissionais atuando na TV, no impresso e no portal, é pela redação integrada que passam todas as informações e a forma que o assunto será abordado em cada uma das plataformas.

Exemplo bem-sucedido de integração, o Grupo ND mantém no mesmo compasso o portal nd+ e a versão impressa do Notícias do Dia. “O impresso e o digital trabalham em estrita sintonia, apesar de serem duas mídias diferentes, com abordagem e timing próprios. Enquanto a redação do portal trabalha para dar uma ampla cobertura, a edição impressa oferece mais análise e aprofunda o assunto. Entre os mais recentes exemplos, temos a cobertura extensa da CPI dos Respiradores, por exemplo, informando em tempo real os depoimentos e com a repercussão no impresso. Quem lê no dia seguinte vê um conteúdo diferenciado em relação ao digital”, lembra o editor-chefe do nd+, Diogo Maçaneiro.

Valorização da notícia

Recentemente, o portal nd+ passou por uma reformulação que valoriza as notícias com aumento de conteúdo na página inicial e melhora na facilidade de leitura, com reorganizações das editorias e visual mais “clean”. Além disso, a navegação pelo celular também está mais leve e sem consumir muitos dados do usuário. Outra novidade é a possibilidade de navegação por cada região. O usuário pode encontrar o conteúdo local no menu lateral do site e escolher a região sobre quem deseja se informar (Joinville, Blumenau, Itajaí e Chapecó).

“A forma de consumo de conteúdo é diferente no digital. Não basta ser apenas bem produzido, mas também que as ferramentas de distribuição entreguem bem ao leitor”, lembra o gerente de mídias digitais, Jean Felipe de Oliveira. “Na parte técnica nosso papel é fazer com que essa entrega seja bem feita, isso passa pelo cadastramento do conteúdo e usabilidade do leitor. Entender que o consumo é diferente e que o conteúdo precisa ser bem preparado para os mecanismos de distribuição”.

Entre o desenvolvimento, a migração e a implantação do atual layout foram cerca de oito meses, que transformou o portal, que tem hoje cerca de 600 mil páginas no ar. “Não foi apenas uma mudança estética, mas também os mecanismos internos para que seja mais fluída a navegação e isto é importante tanto para o usuário quanto para os mecanismos de indexação como o Google, o que auxilia na navegação para o leitor”, assinala.

Maçaneiro ainda aponta o perfil do leitor do nd+, objetivo maior de toda essa mudança no site. “Trabalhamos para oferecer uma navegação mais fácil, com foco no mobile – que o perfil predominante do leitor de portais de notícias – e que não sobrecarregue os dados, entregando conteúdo na velocidade que o leitor precisa”. E observando esses detalhes, Jean complementa, lembrando que “as áreas do Grupo ND atuam de forma a permitir que a notícia circule em todos os sentidos. Isso porque os formatos, a frequências, linguagens e dinâmicas diferentes, mas a informação no final das contas é única”.

DEPOIMENTOS

Mario Cezar de Aguiar – presidente da Federação das Indústrias de Santa Catarina (FIESC)

Em seus 14 anos de existência, o jornal Notícias do Dia se consolidou como um importante veículo de comunicação, trazendo as mais relevantes informações sobre Santa Catarina, o Brasil e o mundo. Se tornou, assim, uma ferramenta de trabalho do empresário, pois as notícias e opiniões são subsídios determinantes para as tomadas de decisão.

Fábio Braga – presidente da Câmara de Vereadores de Florianópolis

Neste nosso mundo ultraconectado em que vivemos, o jornal impresso ainda se destaca como ferramenta de credibilidade, um bastião de resistência com informação de credibilidade contra as fake news. Parabéns ao jornal ND pelos seus 14 anos de história e pela transparência na apuração dos fatos com esse jornalismo local, que vive a nossa cidade.