Mutirão do Amor promove tradicional Café Solidário nesta quinta (10) em Joinville

Grupo de voluntárias comandadas por Mery Paul trabalha na confecção de roupas e agasalhos para bebês de famílias carentes há quase 31 anos

O amor se revela nos detalhes e os detalhes deixam transparecer também dedicação, solidariedade e afeto. Quem olha as peças feitas pelas mãos carinhosas das voluntárias do Mutirão do Amor, vê muito mais que fios entrelaçados. Vê as dobras de alegria, as cores da amizade, o relevo da motivação e a seda da ternura tecidos em sapatinhos, luvinhas, fronhas, travesseiros, toalhas e cobertores que aquecem, mês a mês, corpo, alma e coração de bebês de famílias carentes da cidade.

Gisela Müller/ND

Arlete (D), umas das pioneiras e Mery, fundadora do grupo, trabalham sempre pensando no próximo

Tem sido assim há quase 31 anos, num trabalho incansável sob o comando da fundadora da associação, Mery Paul, que junto com a equipe de 50 “mutiretes” – como são chamadas carinhosamente as voluntárias – continua mantendo a chama do amor acesa. Marcando mais um ano de atividades, nesta quinta (10), o tradicional Café Solidário do Mutirão do Amor faz renovar o espírito do voluntariado, reflete um momento de gratidão e dá novo impulso para o novelo da solidariedade se desenrolar por muito mais tempo.

Conforme Mery, o evento é uma das principais fontes de recursos para a entidade, que se mantém ainda com doações, mensalidades e parcerias com a comunidade. O principal para a “linha de produção” seguir, no entanto, é a doação de tempo e dedicação das voluntárias. “Não temos preconceito de classe social. O que importa é que a pessoa acredite em Deus e tenha o coração disponível para ajudar”, comentou, destacando que o trabalho em equipe é o segredo para manter as atividades por tanto anos.

Mensalmente, cerca de 60 kits de enxovais são confeccionados, montados e distribuídos para gestantes carentes. São beneficiadas famílias cadastradas na Assistência Social do município, mães atendidas pela maternidade Darcy Vargas e por igrejas. “A gente tem que ir ao encontro das necessidades das pessoas. Não é nada de luxo, mas é tudo bem feito, com muito carinho”, diz Mary, que lamenta apenas não ter condições de atender todos que procuram ajuda.

Iniciativa nascida na tragédia

A Associação Beneficente Mutirão do Amor foi fundada no dia 02 de junho de 1983. No início, a atuação das primeiras voluntárias foi no atendimento às vítimas das cheias que afetaram o Vale do Itajaí na época. “Éramos um grupo de oito a dez mulheres. A gente escutou no rádio sobre a enchente. A Mery me ligou e disse que a gente precisava ajudar. A gente mandou pão com lingüiça”, lembrou Arlete Schmalz, 80, umas das pioneiras no grupo.

Percebendo que as jovens mamães foram afetadas, o trabalho avançou para confecção de roupinhas para os bebês, entre as maiores necessidades das famílias atingidas. De lá para cá, a iniciativa ganhou novos adeptos e se consolidou. “A gente não desanimou nunca e a vontade é de continuar sempre”, disse. A mais nova voluntária do grupo é Tamara Donath Roza, 64. De acordo com ela, o trabalho no mutirão é uma forma de aliviar a perda recente do marido. “Vim para dar uma olhada, mas vou ficar. A gente precisa de algo para se manter viva e motivada”, refletiu ontem, durante o encontro semanal do grupo.

Dia de festa

A maior parte dos ingressos para o Café Solidário do Mutirão do Amor já foram vendidos, mas podem ser adquiridos na hora, conforme a disponibilidade. O evento ocorre na tarde desta quinta (10), na Sociedade Glória. Cerca de 600 pessoas são esperadas para a festa. “Estamos há seis anos fazendo a festa no Glória e todo ano é um sucesso”, comemora Mery.

Além do café, a programação vai se estender no local com o sorteio de mais de cem brindes doados para a entidade e desfile de moda. Todos os recursos arrecadados são revertidos para o grupo, ajudando a custear despesas com aquisição de materiais e gastos com água e luz, entre outros, na sede da entidade, instalada no bairro Saguaçu.

Convite:

Café Solidário – Mutirão do Amor

Sorteio de brindes e desfile solidário

Dia 10 de abril (quinta-feira), às 15h30, na Sociedade Glória (Rua XV de Novembro, 2.250)

Ingresso: R$ 25

Informações: 3804-1675

Mutirão do Amor Associação Beneficente – Rua Ewald Quandt, 120, Saguaçu

Participe do grupo e receba as principais notícias
de Joinville e região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os
termos de uso e privacidade do WhatsApp.
+

Cidadania

Loading...