Nova Trento ganha instituto dedicado à história e geografia da cidade

Entre as principais finalidades do IHGNT estão estudar, incentivar e divulgar a história, geografia, artes, além de ciências correlatas

Em assembleia realizada na segunda-feira (20) no Ceic (Centro de Espiritualidade Imaculada Conceição), foi fundado o IHGNT (Instituto Histórico e Geográfico de Nova Trento). A iniciativa partiu da comissão fundadora formada por Juliano Martins Mazzola, Luiz Tridapalli Archer, Saulo Adami, Raul Sartori e Ramon Antônio Tridapalli (foto). A posse está agendada para 12 de outubro.

comissãoComissão decidiu fundação de instituto em assembleia

Entre as principais finalidades do IHGNT estão estudar, incentivar e divulgar a história, geografia, artes, além das ciências correlatas, principalmente a respeito da cidade de Nova Trento. Para realizar suas ações, o Instituto se propõe a promover a cultura, defesa, preservação e conservação do patrimônio histórico, documental, jornalístico, artístico, as culturas, tradições e valores cívicos, morais e éticos de Nova Trento.

Também planeja congressos, cursos, seminários, simpósios, exposições e outros eventos, como exposições, intercâmbios e prêmios de estímulo e reconhecimento a pesquisadores que tenham contribuído para o desenvolvimento científico e cultural, entre outros.

Na histórica reunião de fundação do IHGNT foi lançado também o primeiro livro da parceria entre o neotrentino Juliano Martins Mazzola e o historiador e escritor de origens neotrentinas Saulo Adami.

 “Nova Trento na visão dos viajantes” (Curitiba: Estrada de Papel, 2021) registra, preserva e perpetua os feitos e a história destes bravos pioneiros. Os dois estão empenhados na construção de outra obra, de mais fôlego, sobre as origens e atividades da tecelagem neotrentina, mantida pela Fábrica de Tecidos Carlos Renaux em Nova Trento, de 1927 a 1972.

Participe do grupo e receba as principais notícias
da Grande Florianópolis na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os
termos de uso e privacidade do WhatsApp.
Loading...