Pessoas em situação de rua recebem abrigo em Florianópolis; veja como usar o serviço

Acessos a abrigos são ampliados durante onda de frio extremo e 117 pessoas já receberam o serviço

Com a onda de frio extremo acontecendo em Florianópolis, as medidas para proteger as pessoas em situação de rua começaram a acontecer. Além das 200 vagas de abrigo na passarela da cidadania, foram abertas mais 200 vagas extras no local e por um convênio com um hotel da Capital.

Alexandre da Silva Escobar, de 49 anos, foi a primeira pessoa em situação de rua a aceitar auxílio em Florianópolis – Foto: Divulgação/ PMFAlexandre da Silva Escobar, de 49 anos, foi a primeira pessoa em situação de rua a aceitar auxílio em Florianópolis – Foto: Divulgação/ PMF

A primeira pessoa a aceitar o auxílio da assistência social, oferecido pela Prefeitura de Florianópolis, foi Alexandre da Silva Escobar, de 49 anos. Ele é natural de São Paulo e foi acolhido e conduzido para um dos abrigos municipais na terça-feira (27).

Até esta quarta-feira (27), foram acolhidas 117 pessoas em situação de rua na Capital. Os registros também indicam que 40 dos abordados negaram o acolhimento e continuarão sendo abordadas pela equipe que participa da força-tarefa.

A força-tarefa é composta por agentes da Assistência Social de Florianópolis, da Guarda Municipal, da Polícia Militar e da Defesa Civil de Florianópolis.

Ao chegar nos locais, as pessoas em situação de rua recebem sopa quente para auxiliar no aquecimento. Além disso, camas, kits de higiene e cuidados com a saúde são distribuídos. A ação acontece diariamente, até este sábado (31), das 18h até às 24h.

Quem aceita abrigo é recebido com sopa para ajudar a aquecer – Foto: Divulgação/ PMFQuem aceita abrigo é recebido com sopa para ajudar a aquecer – Foto: Divulgação/ PMF

Até quando vai a onda de frio

Segundo nota publicada pela Defesa Civil, a onda de frio extremo vai até sábado (31) em Santa Catarina. Os ventos constantes contribuirão para que a sensação de frio seja ainda mais intensa e, além chance de neve,  estradas devem amanhecer congeladas.

A Defesa Civil estima que as mínimas variam em todo o Estado neste período. A temperatura fica entre -9°C a -3°C nos Planaltos e Meio Oeste; de -4°C a 0°C no Oeste, Alto Vale do Itajaí e Grande Florianópolis Serrana; de -2°C a 4°C no Médio Vale do Itajaí e Litoral Sul; e de 0°C a 5°C nas demais áreas litorâneas.

Orientação para a população

Ao encontrar alguém dormindo nas ruas de Florianópolis, a população deve entrar em contato com os números 153, 190 e 199. Quem aceitar o abrigo receberá assistências como camas, alimentos, saúde e reinserção social. Os animais de estimação também foram acolhidos com seus donos.

Passarela da cidadania

A sensibilização dos moradores de rua para que recebam assistência social acontece ao longo de todo o ano na Capital. A Passarela da Cidadania conta com um espaço capaz de abrigar e alimentar 200 pessoas, serviço que teve sua capacidade ampliada durante os dias frios.

Pessoas que aceitam receber o serviço têm acesso, inclusive, à cursos profissionalizantes como panificação, confeitaria, barbearia, hotelaria e aulas da EJA.

Participe do grupo e receba as principais notícias
da Grande Florianópolis na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os
termos de uso e privacidade do WhatsApp.
+

Cidadania

Loading...