Prefeitura de SC tem projeto para resgatar autoestima de mulheres em situação de rua

Projeto Um Olhar Além das Ruas busca promover a emancipação pessoal, empoderamento e empreendedorismo e já atende 22 mulheres

A prefeitura de Blumenau, no Vale do Itajaí, tem um serviço inovador que busca resgatar a autoestima de mulheres em situação de rua. O projeto Um Olhar Além das Ruas busca promover a emancipação pessoal, empoderamento e empreendedorismo e já atende 22 mulheres todos os meses.

Prefeitura de Blumenau tem projeto para resgatar autoestima de mulheres em situação de rua – Foto: Prefeitura de Blumenau/DivulgaçãoPrefeitura de Blumenau tem projeto para resgatar autoestima de mulheres em situação de rua – Foto: Prefeitura de Blumenau/Divulgação

O Centro POP (Centro de Referência Especializado para a População em Situação de Rua) atendeu 225 mulheres em situação de rua em 2021, com média de 18 usuárias por mês. Em 2022, este número passou para 22 atendimentos mensais para mulheres.

São realizadas ações quinzenais exclusivas para mulheres atendidas no Centro POP e também acolhidas no Abrigo Municipal de Blumenau.

Além de promover a emancipação pessoal, empoderamento e empreendedorismo para mulheres em situação de rua, o projeto também busca resgatar a autoimagem, consciência do corpo e autoestima das usuárias.

Os trabalhos são realizados pela equipe do Centro POP e contam com apoio da sociedade civil e demais setores da política de saúde. “Com o aumento gradativo da mulher em situação de rua, se faz necessário um olhar ampliado em busca de sua identidade, valorização e acolhida diferenciada, considerando a violência e vulnerabilidade própria deste público”, explica a Coordenadora do Centro POP Luciana Coelho.

Na última oficina, o tema foi a aceitação e liberdade do corpo feminino. Através de desenhos de seus corpos, as técnicas refletiram com as participantes as individualidades, qualidades e experiências próprias de superação das adversidades para além do corpo, abordando a forma como se expressam no mundo. Ao final da atividade foi servido um café para as mulheres.

Participe do grupo e receba as principais notícias
da Diversa+ na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os
termos de uso e privacidade do WhatsApp.
+

Cidadania

Loading...