Programa amplia atendimento para adolescentes acolhidos em SC; entenda

Implantado desde 2013, o objetivo é oferecer oportunidade no mercado de trabalho para os acolhidos

O programa Novos Caminhos iniciou uma nova modalidade de atendimento psicológico aos jovens acolhidos em Santa Catarina. A partir de agora, o número de consultas disponíveis passa a ser ilimitado. A ampliação do benefício foi possível graças ao repasse de R$ 350 mil oriundos do pagamento de penas pecuniárias acumuladas no TJSC Tribunal de Justiça de Santa Catarina. Somente na Região Oeste, trinta e um adolescentes com idade superior a 14 anos serão beneficiados. Antes a região contava com apenas cinco vagas.

 O benefício do programa para os adolescentes é a inserção no mercado de trabalho- Foto: Divulgacão/O Trentino/ND O benefício do programa para os adolescentes é a inserção no mercado de trabalho- Foto: Divulgacão/O Trentino/ND

No momento, o atendimento acontece com jovens acolhidos em Abelardo Luz, São Carlos, Chapecó, Xaxim, Xanxerê, Nova Itaberaba e Quilombo. A assistente social da comarca de Palmitos e interlocutora regional pelo PJSC do programa Novos Caminhos, Iolete de Jesus, considera a conquista mais um importante ganho para os jovens que estão em preparação para o trabalho.

“Era um grande pedido dos profissionais que atendem os adolescentes. Apresentamos um plano de trabalho principal à equipe, com ações pontuais para alcançarmos os objetivos do programa. Estamos muito contentes com a nova modalidade e acreditamos que teremos ainda mais êxito com mais atendimentos psicológicos”, destaca.

Iolete ressalta que a ajuda psicológica aos jovens complementa o trabalho prioritário do Novos Caminhos, que é conduzir os adolescentes ao mercado de trabalho. Para tanto, eles são capacitados em cursos oferecidos pelo sistema Fiesc (Federação das Indústrias do Estado de Santa Catarina).

O programa também busca a sensibilização e a orientação da comunidade empresarial, convidando-a a fazer parte da ação. A busca por colocação profissional dos acolhidos é constante, com excelente aceitação pelos empregadores.

Santa Catarina possui 208 serviços de acolhimento, com aproximadamente mil e trezentas crianças e adolescentes acolhidos. A regional Oeste atende mais de cinquenta municípios e mais de sessenta crianças e adolescentes.

Programa

O Novos Caminhos iniciou em 2013. O município de Chapecó recebeu a turma piloto do programa que, atualmente, acontece em todo o Estado. A finalidade é desenvolver as potencialidades e contribuir para a construção da autonomia dos adolescentes que se encontram ou passaram por medida protetiva de acolhimento, a fim de proporcionar-lhes a perspectiva de uma vida adulta com qualidade e dignidade.

Participe do grupo e receba as principais notícias
de Chapecó e região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os
termos de uso e privacidade do WhatsApp.
+

Cidadania

Loading...