Projeto distribui absorventes e atua para quebrar tabus sobre menstruação em Joinville
Voluntárias oferecem absorventes a mulheres de comunidades vulnerabilizadas na maior cidade de Santa Catarina
A pobreza menstrual tem sido cada vez mais debatida e, em Joinville, no Norte de Santa Catarina, um projeto tem auxiliado mulheres nessa questão que nada tem a ver com educação ou cuidado com higiene, mas sim com acesso a algo básico, mas tão inacessível a algumas pessoas.

O projeto MenstruAção oferece absorventes a mulheres de comunidades vulnerabilizadas e também trabalha a educação em relação ao tema para quebrar qualquer tabu que ainda possa existir sobre o assunto, tudo a partir do trabalho voluntário.
Leia mais
Nesta semana, por exemplo, as voluntárias estiveram no bairro Morro do Meio. “Vai além do absorvente. A gente sai com blocos para anotar dúvidas porque é preciso ter uma educação menstrual para vencer o tabu e o preconceito que existem sobre o tema”, fala Elis Nhaia, idealizadora do projeto.
A dona de casa Rosibeli Oliveira já sentiu na pele a falta do absorvente. “Tenho uma filha de 14 anos que faltou que tinha acabado o absorvente recebido na igreja. Naquele dia, ela tinha R$ 10 para comprar, mas já teve momentos de não ter. É uma situação de muitas mães e filhas”, conta.
De acordo com a ONU (Organização das Nações Unidas), uma em cada quatro mulheres já faltou à aula por não ter absorventes e 48% delas não revelaram o motivo à época.
Como o projeto é voluntário, precisa de doações de absorventes, que podem ser doados em vários locais. Confira os pontos de coleta:

*Com informações de Dani Lando, repórter da NDTV Joinville