Projeto inédito promove modalidades esportivas inclusivas em Joinville

As modalidades oferecidas incluem basquete em cadeira de rodas, judô para cego, vôlei sentado, tênis de mesa e bocha paralímpica. 

O bairro Morro do Meio, zona Oeste de Joinville, Norte de Santa Catarina, recebe neste sábado, dia 21, o projeto Giro Paradesportivo. Moradores são convidados a participarem de uma ação que promove modalidades esportivas inclusivas.

projeto Giro ParadesportivoO projeto é inédito em Joinville – Foto: Secom/Prefeitura de Joinville/Divulgação ND

A ação promovida pela prefeitura de Joinville, acontece entre 14h e 17h, em frente a Escola Municipal Doutor Ruben Roberto Schmidlin (rua Alexandre Silva, 42). As modalidades oferecidas neste dia incluem basquete em cadeira de rodas, judô para cego, vôlei sentado, tênis de mesa e bocha paralímpica.

Toda a população, independentemente de ter ou não alguma deficiência, pode participar das atividades para conhecer como elas são praticadas e viver a experiência.

O projeto Giro Paradesportivo, promovido pela Secretaria de Esportes da Prefeitura de Joinville é inédito ao levar as modalidades paradesportivas a espaços onde podem ser praticadas por todas as pessoas.

“O Giro Paradesportivo complementa outro projeto que se chama Festival Itinerante. Com o festival, nossa equipe da Sesporte vai até às escolas e realiza capacitações com todos os profissionais. Não apenas os professores e diretores, mas também a merendeira, o pessoal do apoio pedagógico, enfim, todos que trabalham na escola”, conta Rosicler Ravache, coordenadora do Departamento de Paradesporto da Sesporte.

Durante um dia de formação, a equipe técnica da Secretaria de Esportes fala sobre as deficiências, explica como agir, trabalhar e principalmente o quanto é possível melhorar a qualidade de vida da criança com deficiência a partir do esporte.

Em outro dia, já com os profissionais da escola inteirados sobre o projeto, a Sesporte volta trazendo as modalidades paradesportivas para que todos os alunos pratiquem, independentemente se tiverem alguma deficiência ou não.

“Para a nossa alegria, estamos tendo ótimos retornos sobre o projeto. Ficamos sabendo que as crianças conversam com os pais, explicam sobre as atividades que fizeram. A ideia é mesmo que as famílias conheçam e saibam o que é o esporte adaptado. Por vezes, essas crianças convivem com familiares ou vizinhos que sofreram algum acidente, por exemplo, e que podem se engajar no paradesporto”, exemplifica Rosicler, lembrando que nem sempre a pessoa nasce com uma deficiência, mas pode ficar ao longo da vida.

Após as ações na escola é que entra o projeto inédito do Giro Paradesportivo. Normalmente a atividade é realizada em um fim de semana e toda a população do bairro pode praticar o esporte adaptado. A equipe responsável pelo evento monta os espaços para as atividades e orienta a população sobre como jogar.

projeto Giro ParadesportivoBairro Morro do Meio recebe o projeto neste sábado – Foto: Secom/Prefeitura de Joinville/Divulgação ND

A Escola Municipal Prefeito Joaquim Félix Moreira recebeu o programa completo, tanto com formação dos profissionais, atividade com os alunos (Festival Itinerante) e depois a aberta para a comunidade. O Giro Paradesportivo ocorreu no dia 7 de maio e reuniu cerca de 400 moradores do bairro Paranaguamirim.

Nos dias 28 e 29 de maio está programada a realização do Festival Itinerante na Escola Municipal Prefeito Luiz Gomes.

Participe do grupo e receba as principais notícias
de Joinville e região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os
termos de uso e privacidade do WhatsApp.
+

Cidadania

Loading...