Quem movimenta Floripa: a força que revitalizou uma das principais ruas do Centro

Um dos maiores nomes do associativismo em Florianópolis, Dilvo Tirloni teve importante participação em conquistas como a revitalização da Rua Vidal Ramos

#eumovimentofloripa é uma campanha da ACIF – Foto: Divulgação#eumovimentofloripa é uma campanha da ACIF – Foto: Divulgação

O movimento que inicia as mudanças, transforma bairros e revitaliza os ambientes de uma cidade não começa do nada. Floripa sempre teve pessoas motivadas a mudar e movimentar nossa cidade. E esse movimento geralmente inicia dentro de entidades organizadas, como a Associação Empresarial de Florianópolis, a ACIF, que em 107 anos já trouxe muitas conquistas para a cidade. E pessoas empenhadas em fazer acontecer dentro das associações empresariais, como Dilvo Vicente Tirloni.

Formado em Administração e convidado a se tornar professor, Dilvo Tirloni veio para Florianópolis e passou 35 anos atuando como professor na Esag, tendo lecionado para cerca de 2.500 alunos.

Posteriormente, o professor foi convidado a trabalhar na ACIF. Mais tarde, foi indicado à presidência da Associação, tornando-se presidente na gestão de 2005 e reeleito na gestão de 2007.

Recentemente Dilvo foi homenageado com a maior honraria da ACIF, a Ordem do Mérito Empresarial 2022, medalha conferida a personalidades Municipais, Estaduais, Nacionais e Internacionais, por relevantes serviços prestados à Associação ou às áreas Empresarial, Econômica, Financeira, de Ciência, de Tecnologia, de Serviços Comunitários e/ou Cultural.

O associativismo revitalizando a cidade

Dilvo Tirloni veio para Florianópolis e passou 35 anos atuando como professor na Esag, tendo lecionado para cerca de 2.500 alunos – Foto: Divulgação/ACIFDilvo Tirloni veio para Florianópolis e passou 35 anos atuando como professor na Esag, tendo lecionado para cerca de 2.500 alunos – Foto: Divulgação/ACIF

Em sua primeira gestão na ACIF, Dilvo procurou reunir a experiência prática da Associação com o lado acadêmico e inovador. Na época, com forte atuação na região central de Florianópolis, a ACIF dedicou-se então à revitalização do bairro do Centro. Foi durante a gestão de Dilvo, de 2005 a 2009, que a Rua Vidal Ramos, no Centro de Floripa, foi revitalizada.

A iniciativa que iniciou em 2008 e finalizou alguns anos mais tarde contou com participação da Câmara de Lojistas da Rua Vidal Ramos e apoio do Sebrae, conquista que marcou uma nova fase para o comércio da região.

Outro avanço foi a revitalização da ACIF Regional Canasvieiras, região onde a ACIF onde buscou soluções para o fim do comércio clandestino com a elaboração de medidas preventivas para o comércio de verão e a busca por um modelo organizacional pautado na descentralização das práticas administrativas da entidade.

Com o objetivo de levar o associativismo para todos os cantos de Florianópolis, foi durante a gestão de Dilvo que foram inauguradas as regionais ACIF Ingleses, Continente e Sul.

Dilvo Tirloni também realizou ações voltadas para a história da ACIF e preservação do acervo documental da instituição, apoiou a continuidade do projeto de resgate e o trabalho de tombamento da Procissão do Senhor dos Passos como Patrimônio Cultural e Imaterial do Estado e do Brasil.

#eumovimentofloripa é uma campanha da ACIF, a Associação Empresarial de Florianópolis, que propõe uma cultura de transformações para construir a cidade do futuro. Saiba mais em materiais.acif.org.br/eumovimentofloripa

+

Pulsar e prosperar Floripa

Loading...