Restaurante com refeições a R$ 5 reabre em março em Chapecó

Bandejão Efapi e Centro vão atender apenas pessoas de baixa renda, cadastradas junto à Secretaria de Assistência Social

Fechados desde o início da pandemia da Covid-19, os dois restaurantes “Bandejão” de Chapecó, no Oeste de Santa Catarina, devem reabrir em março. A informação foi confirmada pela Secretaria de Assistência Social do município, que deu detalhes de como os restaurantes populares localizados nos bairros Centro e Efapi devem funcionar.

Chapecó conta com dois restaurantes populares nos bairros Centro e Efapi – Foto: Reprodução/Internet/NDChapecó conta com dois restaurantes populares nos bairros Centro e Efapi – Foto: Reprodução/Internet/ND

Segundo a secretária de assistência social Elisiani Sanches, neste momento a administração municipal trabalha para que os espaços reabram em cerca de 30 dias. “Estamos neste momento na fase de licitação dos insumos e manutenção dos equipamentos, equipe e cadastramento dos usuários que terão direito de utilizar esse serviço”, disse.

A secretária explica que somente pessoas de baixa renda, cadastradas junto ao CRAS (Centro de Referência da Assistência Social) terão direito ao benefício. Para isso, os usuários devem portar um cartão. Com o passar do tempo, o processo poderá ser digital.

“Antes era aberto para todos, mas a gente percebeu que a demanda é muito grande. Por isso vamos usar a assistência social dos bairros para saber quem de fato precisa desse suporte”, afirmou.

O valor da refeição será de R$ 5 por pessoa. Entre as duas unidades do Bandejão, o município irá oferecer 2 mil refeições diárias.  Ainda não há data marcada para a reabertura, mas já se sabe que o processo deve ocorrer de forma gradativa.

Tudo sobre o Bandejão

Inaugurado em agosto de 2007, o Bandejão I, no Centro da cidade, surgiu com o objetivo de ampliar a oferta de refeições com nutrição adequada e com custo acessível à população.

Durante todo esse tempo, o restaurante já serviu cerca de dois milhões de refeições. O preço acessível das refeições só é possível porque a administração municipal de Chapecó custeia cerca de 50% do valor.

Um segundo restaurante popular foi inaugurado em agosto de 2016, no bairro Efapi e já serviu cerca de 28 mil refeições. O Bandejão II está localizado no Loteamento Sereno Soprana, em um terreno público e de fácil acesso.

O cardápio servido todos os dias é elaborado por nutricionistas capacitadas e tem por base os indicativos da Lei Orgânica de Segurança Alimentar e Nutricional nº 11.346/06, do Governo Federal, que estabelece critérios para a seleção, aquisição e manipulação dos alimentos.

São servidas porções compostas por arroz, feijão, carne, um acompanhamento, duas saladas, suco e mais uma fruta para sobremesa. Além disso, visando o desenvolvimento dos pequenos e médios produtores do município, a maioria dos produtos é oriundo dos agricultores familiares por meio do Programa de Aquisição de Alimentos, gerando incremento de renda.

Participe do grupo e receba as principais notícias
de Chapecó e região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os
termos de uso e privacidade do WhatsApp.
+

Cidadania

Loading...