Rio do Sul 90 anos: conheça a história da maior cidade do Alto Vale

Saiba mais sobre a cidade catarinense que tem como característica a resiliência de vários povos e culturas

Antes mesmo da chegada dos europeus, por volta de 1860, o território onde hoje é Rio do Sul era ocupado por povos indígenas que viviam em harmonia e tranquilidade. Mal eles sabiam que o rumo dessa história iria mudar para sempre.

“No processo da nossa colonização aconteceram vários encontros e desencontros até que em um acordo com o governo, os indígenas foram transferidos para a terra Ibirama-La Klãnõ.”, conforme explica Cátia Dagnoni, diretora de patrimônio histórico de Rio do Sul.

Prefeitura de Rio do Sul – Foto: Moisés Stuker / NDTV BlumenauPrefeitura de Rio do Sul – Foto: Moisés Stuker / NDTV Blumenau

A história da colonização de Rio do Sul começou em Florianópolis, durante o inverno de 1892, quando Francisco Frankenberger demonstrou interesse em comprar terras em braço do Sul, região conhecida hoje como Alto Vale do Itajaí.

Já na década de 1920, começam os primeiros movimentos para emancipação. E no dia 15 de abril de 1931, o território se desmembra de Blumenau e é batizado de Rio do Sul.

O tempo passou e o progresso e o desenvolvimento fizeram com que Rio do Sul se tornasse a cidade mais importante do Alto Vale do Itajaí. E no aniversário de 90 anos, há muito o que comemorar.

“Um povo trabalhador, resiliente, que construiu essa história com a união de várias outras culturas e povos que vieram pra cá em busca de oportunidades, trabalho, emprego e renda”, diz José Thomé, prefeito de Rio do Sul.

Região central de Rio do Sul - Moisés Stuker / NDTV Blumenau
1 4
Região central de Rio do Sul - Moisés Stuker / NDTV Blumenau
Catedral São João Batista, em Rio do Sul - Moisés Stuker / NDTV Blumenau
2 4
Catedral São João Batista, em Rio do Sul - Moisés Stuker / NDTV Blumenau
Hospital Regional do Alto Vale, em Rio do Sul - Moisés Stuker / NDTV Blumenau
3 4
Hospital Regional do Alto Vale, em Rio do Sul - Moisés Stuker / NDTV Blumenau
Museu Histórico e Cultural de Rio do Sul - Moisés Stuker / NDTV Blumenau
4 4
Museu Histórico e Cultural de Rio do Sul - Moisés Stuker / NDTV Blumenau

Atualmente, Rio do Sul tem 72 mil habitantes. A cidade é referência em relação a qualidade de vida, com IDH (Índice de Desenvolvimento Humano) acima de 0,8. A a escala máxima de referência é 1.

O município passa por uma grande transformação. Mais de R$ 130 milhões foram investidos em obras de infraestrutura, saúde e educação. Estão sendo construídas pontes e novos acessos, além de uma nova creche e policlínica. Quem aproveita, claro, é a população. Que é apaixonada por esse lugar.

Assista a reportagem:

Participe do grupo e receba as principais notícias
de Blumenau e região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os
termos de uso e privacidade do WhatsApp.
+

Cidadania

Loading...