Rio do Sul aparece entre as cidades mais bem administradas do país; veja ranking

A capital do Alto Vale do Itajaí tem a quarta posição entre 177 municípios do Brasil com 50 mil e 100 mil habitantes

O município de Rio do Sul desponta em 1º lugar no estado e na 4ª colocação nacional em estudo do CFA (Conselho Federal de Administração), que trata do IGM (Índice de de Governança Municipal). O indicador afere a qualidade de gestão pública de municípios do Brasil com 50 mil e 100 mil habitantes e PIB per capita acima de R$ 23.379,00.

Entre os municípios catarinenses no mesmo ranking, sem diferenciar a faixa populacional e o rendimento, a capital do Alto Vale alcançou o 2º lugar, perdendo apenas para Joinville, e ficou na posição de número 13 no país.

Rio do Sul conquistou 8,56 no item “gestão”, 7,05 em “desempenho” e 8,52 em “finanças” – Foto: Internet/Bryan Klug/NDRio do Sul conquistou 8,56 no item “gestão”, 7,05 em “desempenho” e 8,52 em “finanças” – Foto: Internet/Bryan Klug/ND

O ranking considera grupos de municípios semelhantes em população e renda. Outras 177 cidades brasileiras se encaixam no mesmo critério de Rio do Sul, estabelecido pelo CFA.

A capital do Alto Vale conquistou 8,56 no item “gestão”, 7,05 em “desempenho” e 8,52 em “finanças”. A média final do município foi de 8,04, sendo o primeiro colocado entre os catarinenses e o 4º no país, considerando-se o grupo que a cidade se encontra.

Joinville é líder no estado

No ranking geral, sem considerar população e renda por habitante, a cidade é a 13ª mais bem avaliada no país e a 2ª no Estado. Jundiaí (SP), é a líder nacional e Joinville (índice de 8,05) o destaque catarinense.

Critérios

O Índice CFA 2022 consiste em uma métrica da governança pública nos municípios brasileiros a partir de três dimensões: Finanças, Gestão e Desempenho.

Evolução

O prefeito de Rio do Sul, José Thomé, ressalta que o resultado mostra evolução em todos os quesitos para Rio do Sul, atribuídos a uma série de índices.

“Os resultados de Rio do Sul têm sido promissores. Não é a prefeitura dizendo que ela é bem administrada, mas sim o Conselho Federal de Administração, que tem credibilidade em todos os municípios brasileiros. Eles mostram quais os melhores caminhos para uma gestão cada vez mais eficiente”, comenta.

Participe do grupo e receba as principais notícias
de Joinville e região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os
termos de uso e privacidade do WhatsApp.
+

Cidadania

Loading...