Karina Manarin

Com foco em notícias de política, o blog traz todos os dias também as informações do cotidiano e que interferem diretamente na vida das pessoas de todo o Sul Catarinense.


SC é protagonista na adoção do CPF como número único de identificação

O estado de Santa Catarina é o primeiro do Brasil a adotar o CPF como único número de identificação. O lançamento está marcado para a próxima semana

O governo de Santa Catarina marcou para o próximo dia 3 de novembro o lançamento da nova identidade, que terá número único para RG e CPF. A mudança foi aprovada em setembro no senado, com relatoria do senador catarinense Esperidião Amin, do PP. O estado de Santa Catarina será o primeiro a implantar o CPF como número único de identificação do cidadão brasileiro.

Atualização de dados do CPF poderá ser feito pela internet – Foto: Divulgação/NDAtualização de dados do CPF poderá ser feito pela internet – Foto: Divulgação/ND

A aprovação do projeto não invalida os demais documentos de identificação. Para a readequação, o Instituto Geral de Perícias de Santa Catarina a anunciou nesta segunda-feira o atendimento presencial para a carteira de identidade, que vai até a próxima sexta-feira, dia 29 de outubro.

O projeto de Lei que possibilita o número do CPF como único para a identificação, foi iniciativa do deputado Felipe Riggoni, do PSB e de outros onze parlamentares.

De acordo com a proposta,  para ter acesso a informações e serviços, para o exercício de direitos e obrigações ou para a obtenção de benefícios perante os órgãos e as entidades federais, estaduais, distritais e municipais ou serviços públicos delegados, o cidadão precisará apresentar apenas o CPF, ou outro documento que contenha o número de seu CPF,

O diretor de Identificação, perito criminal Fernando Souza, explicou que a suspensão no atendimento é necessária para capacitação das equipes na emissão do documento com a nova rotina, além de ser crucial para o encerramento da fila de produção dos últimos documentos com o formato atual e, por fim, para a efetiva virada de chave do sistema.

Os postos de atendimento só estarão disponíveis para os cidadãos que necessitem buscar seu documento de identidade.

Loading...