Transporte coletivo volta à normalidade em Chapecó; entenda

Alterações que ocorreram desde 18 de março do ano passado dão lugar à programação de horários e viagens que era obedecida antes da pandemia

O transporte coletivo urbano de Chapecó, depois de mais de um ano com redução na atividade em decorrência da Covid-19, foi retomado em sua normalidade nesta quinta-feira (15), conforme decreto e orientações da administração municipal. Isso significa que as alterações que ocorreram desde 18 de março do ano passado dão lugar paulatinamente à programação de horários e viagens que era obedecida antes da pandemia.

Auto viação retoma normalidade no transporte coletivo urbano – Foto: EXTRA COMUNICA/NDAuto viação retoma normalidade no transporte coletivo urbano – Foto: EXTRA COMUNICA/ND

Nas 24 linhas atendidas pela concessionária Auto Viação Chapecó é ampliada a quantidade de viagens e respectivos horários, mas nesse sentido atualmente há dificuldade na contratação de motoristas. Como ocorreu no período de redução, continuam agora a ser utilizados os 88 ônibus da empresa, 30% deles rodando 24 horas por dia, mas foi suspenso o fretamento para as agroindústrias, por determinação do decreto municipal.

Para a direção da empresa, a quantidade de passageiros que era transportada anteriormente à pandemia, que era de 1 milhão e 102 mil usuários, “irá demorar anos para ser atingida novamente”. Em função disso, e com base no contrato de concessão, serão apurados os prejuízos e a empresa buscará o ressarcimento do poder público. Além disso, argumenta o diretor de Negócios da Auto Viação, “agora o custo volta ao normal, mas a receita não, enquanto a totalidade dos itinerários, horários e viagens passa a ser cumprida”

A utilização da capacidade de cada ônibus, dentro das medidas preventivas ao Covid-19, permanece em 50% nas linhas atendidas e que ligam o centro, bairros e localidades próximas à cidade, como Marechal Bormann e Colônia Cella. O pagamento da passagem pode ser feito em dinheiro ou cartão magnético, com a compra na central da Avenida Nereu Ramos 287 ou no posto de atendimento do terminal urbano. A aquisição também pode ser feita via on-line.

Contratação e informações 

Com a ampliação dos serviços, a Auto Viação Chapecó também está contratando motoristas, mas é reduzida a demanda de profissionais nessa categoria. Os interessados podem procurar a empresa e apresentar o currículo.

  Para informações sobre o funcionamento do transporte coletivo urbano, estão disponíveis canais específicos para os passageiros.

Participe do grupo e receba as principais notícias
de Chapecó e região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os
termos de uso e privacidade do WhatsApp.
+

Cidadania