Veja como funcionará benefício a vítimas de violência e jovens de 18 anos em Florianópolis

O auxílio, que compreende 20 pessoas no total, deve durar seis meses, podendo ser prorrogado por mais três, dependendo das condições sociais do indivíduo

Mulheres vítimas de violência que estão abrigadas em casas de passagem e acolhimento em Florianópolis vão receber um novo auxílio da Prefeitura do município, o ‘Benefício Desacolhimento’. Jovens que vão completar 18 anos e precisam sair dos abrigos onde moram também devem receber o auxílio.

Mulheres e jovens receberão auxílio financeiro em Florianópolis – Foto: Leonardo Sousa/PMF/Reprodução/NDMulheres e jovens receberão auxílio financeiro em Florianópolis – Foto: Leonardo Sousa/PMF/Reprodução/ND

O benefício, assinado pelo Prefeito da Capital, Gean Loureiro, será oferecido para até 20 mulheres e jovens, no total. Durante seis meses, os escolhidos receberão o valor de um salário mínimo, como um incentivo para desenvolverem autonomia e independência financeira. O auxílio poderá ainda ser prorrogado por mais três meses, mediante avaliação técnica da cidade.

As vagas cobrem 100% da atual demanda, conforme informações da Prefeitura. Em Florianópolis, há 10 mulheres vítimas de violência acolhidas junto com seus filhos, e sete jovens que irão completar 18 anos em 2021.

“É muito comum, e constato isso conversando com a equipe técnica de Assistência Social, que as mulheres vítimas de violência se vejam obrigadas a continuar com seus parceiros por medo da perda de renda. Esse auxílio dará formas mais justas para que elas retomem sua vida”, comenta o prefeito.

A busca pela independência financeira é o objetivo principal do auxílio concedido aos jovens e às vítimas de violências – Foto: Leonardo Sousa/PMF/Reprodução/NDA busca pela independência financeira é o objetivo principal do auxílio concedido aos jovens e às vítimas de violências – Foto: Leonardo Sousa/PMF/Reprodução/ND

O objetivo é beneficiar os jovens que saem das casas de acolhimento e não possuem vínculos familiares, vendo-se obrigados a começar sua vida do zero. O auxílio possibilita uma maneira para eles recomeçarem, proporcionando ajuda na busca de um novo emprego e novas formas de renda.

O valor do benefício será acompanhado pelas equipes técnicas que emitirão Registro de Acompanhamento no prontuário do usuário, no sistema informatizado da SEMAS (Secretaria Municipal de Assistência Social). A medida visa certificar que o auxílio está sendo utilizado exclusivamente para a finalidade para a qual foi criado.

O Benefício Desacolhimento será concedido pela Secretaria Municipal de Assistência Social, executado e acompanhado pela equipe técnica vinculada ao órgão gestor da Diretoria de Proteção Social Especial. A concessão será realizada pela equipe técnica do Serviço de Acolhimento Institucional.

Participe do grupo e receba as principais notícias
da Grande Florianópolis na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os
termos de uso e privacidade do WhatsApp.
+

Cidadania

Loading...