Cineasta de Santa Catarina lista sites abertos só com “filmão” para ver na quarentena

Cineasta e programador da sessão Cinemática, que ocorre no Cinema do CIC, Pedro MC compartilhou uma lista de endereços com filmes nacionais, de fora e também de SC

Enquanto as sessões Cinemática, que ocorrem no Cinema do CIC (Centro Integrado de Cultura), em Florianópolis, estão suspensas por conta da pandemia, o organizador da programação, o cineasta catarinense Pedro MC, têm feito exibições pelas redes sociais.

“Retrato de uma Jovem em Chamas”, de Céline Sciamma, está disponível nesta semana na Sessão Cinemática – Foto: Divulgação/ND

No Facebook do projeto, que é realizado em parceria com a FCC (Fundação Catarinense de Cultura) e MIS/SC (Museu da Imagem e do Som de Santa Catarina), é exibido um filme por dia, que fica disponível por uma semana.

Leia também:

Porém, para dar um outro panorama aos cinéfilos de plantão na quarentena, Pedro MC disponibilizou sua lista de endereços. Em todos há filmes preciosos, entre curtas, longas, documentários, além de programas de TV para ser visto gratuitamente.

Confira a lista:

Curtas-metragens nacionais:

SpCine Play:

Festival Internacional É Tudo Verdade lançou sua programação online.

  • É Tudo Verdade no SP Cine Play até 23-06: Filmes dirigidos por mulheres. Destaque: Dona Helena, sertaneja “descoberta” pela revista norteamericana Guitar Player, que a colocou entre os 100 melhores guitarristas do mundo, ao lado de músicos como Roger Waters e Eric Clapton. Passou a sua juventude entre comitivas de boiadeiros e prostíbulos, lutando pelo direito de tocar.
  • É Tudo Verdade Programa Cineastas do Real: Site do Canal Brasil Até 30/4. Dir. Amir Labaki. 2015 e 2017, 26 episódios de 25 minutos. Temporada 1 – 2015 Vladimir Carvalho, Sylvio Back, Jorge Bodanzky, Helena Solberg (foto), Sílvio Tendler, João Batista de Andrade, Arnaldo Jabor, Eduardo Escorel, Aurélio Michiles, Roberto Berliner, Carlos Adriano, Carlos Nader, João Moreira Salles. Temporada 2 – 2017 Jorge Furtado, Zelito Viana, Cao Guimarães, Lucia Murat, Joel Pizzini, José Joffily, Maria Augusta Ramos, Eryk Rocha, Kiko Goifman, Ugo Giorgetti, Hermano Penna, Sergio Muniz, Vincent Carelli.

Sites com programação gratuita temporariamente:

  • Belas Artes À La Carte (até 15/04): para amantes do cinema de arte e de qualidade, com programação completa para degustação.

Sites com um mês gratuito

Blogs de cinéfilos

  • Openculture: mais de 1.150 filmes, muitos curtas de artistas como Salvador Dali, George Lucas, David Cronenberg, Wes Anderson e Guillermo del Toro, entre muitos outros vencedores de Oscar e Cannes. Dica: “Lady Blue Shanghai” de David Lynch, comercial para Dior, estrelando Marion Cotillard (2010). As legendas podem estar em inglês.
  • CINETECA RAROS: coletânea de cinéfilos. Dica: “Persona” de Ingmar Bergman (1966), com Bibi Anderson e Liv Ullmann, legendado em português.

Sessão Cinemática na Linha

  • Na página do Facebook da Sessão Cinemática a cada dia um filme em cartaz na internet, com acesso gratuito e disponível por uma semana. Dica: “Retrato de uma Jovem em Chamas” (2019), de Céline Sciamma, fotografia de Claire Mathon, estrelando Noémie Merlant e Adèle Haenel.
+

Cinema