Com 2,4 milhões de ingressos vendidos, estreia nesta quinta “Os Dez Mandamentos – O Filme”

Longa-metragem é uma adaptação da novela da Record, que teve audiência histórica para a emissora. Filme terá cenas inéditas

Marco Santiago/ND

Pré-venda de “Os Dez Mandamentos – O Filme” superou sucessos como “Star Wars: O Despertar da Força” e “A Saga Crepúsculo: Amanhecer – Parte 2”.

Após quebrar diversos recordes antes mesmo de entrar em cartaz, “Os Dez Mandamentos – O Filme” estreia hoje com a promessa de mostrar uma nova versão da trama exibida pela Record em 2015. Agora com narração de Josué, que apresenta a história bíblica ao público a partir de um grande flashback, o longa é acompanhado de um final alternativo e cenas produzidas especialmente para o cinema. Sob o comando do diretor Alexandre Avancini, o filme estreia com mais de 2,4 milhões de ingressos comercializados na pré-venda, superando fenômenos como “Star Wars: O Despertar da Força” e “A Saga Crepúsculo: Amanhecer – Parte 2”.

A produção foi envolta de cuidados dignos de sucessos cinematográficos desde o princípio – das grandiosas locações aos efeitos especiais. Na semana de lançamento, o filme estreia em mil salas pelo Brasil. Na Grande Florianópolis, chega a ter 12 sessões diárias no final de semana em um dos cinemas. Na terça-feira, em São Paulo, foi a vez da equipe e do elenco se reunirem em uma sessão de pré-estreia.

“A temática bíblica tem uma vertente forte no meio dramático”, explica o diretor. Para Avancini, as histórias épicas exploradas em “Os Dez Mandamentos” estão bastante enraizadas na nossa cultura e funcionam por conta da ligação que têm com a família. “As tramas giram em torno de relações familiares e atuais, mesmo com um pano de fundo distante”, afirma. “É uma história muito bonita e bastante conhecida, que aqui é contada com foco no drama de Joquebede e seu bebê – e no chamado dessa criança”, explica a autora Vivian de Oliveira. Ela começou a trabalhar na história há dois anos e optou por destacar as relações e conflitos entre os personagens. “Apesar de serem personagens que fazem parte de outra cultura e são cercadas por outros elementos, elas são exatamente como nós”, explica.

O longa-metragem marca a primeira vez que uma novela parte da TV para a tela grande. O processo de adaptação para o cinema, de acordo com o diretor, veio a partir da elaboração de um novo roteiro, adaptado dos textos originais dos 176 capítulos, exibidos ao longo de oito meses. A pós-produção exigiu dedicação exclusiva da equipe, que trabalhou 24 horas por dia ao longo de pouco mais de um mês na reedição do material original. A finalização da versão resultou em um novo acabamento de cor nas cenas e mixagem de áudio. Vívian revela que foi preciso eliminar histórias paralelas e focar na trama principal de Moisés, sua família e seu elo com Ramsés.

“É muito bom ver que ‘Os Dez Mandamentos’ gerou uma legião de fãs”, observa Avancini. Ele acredita que o impacto causado pela trama foi responsável pela chegada ao cinema e pela produção de uma nova temporada, prevista para março. “O mais bacana é ver que os fãs são pessoas de todas as religiões, idades e credos. O nosso trabalho atingiu um número tão grande de telespectadoras na TV e agora vai estender seu público no cinema”, conclui.

Munir Chatack/Record Divulgação/ND

Filme reconta a saga de Moisés, cobrindo mais de cem anos de história e abrangendo quatro livros da Bíblia

Licença poética

Um dos desafios enfrentados pela autora foi equilibrar traços históricos com elementos da história bíblica, ao mesmo tempo em que fez uso da licença poética que a permitiu ir além. Avancini explica que a busca por locações para retratar fielmente o Egito antigo foi crucial. Além das cenas rodadas no Rio de Janeiro, a produção passou pelo Nordeste, Chile e Egito. Os efeitos especiais da cena de abertura do Mar Vermelho – um dos momentos mais grandiosos do filme, para a autora – foram criados pela produtora norte-americana Stargate Studios, que trabalhou no seriado “The Walking Dead”. “Na televisão já foi algo impactante. No cinema, com uma tela gigante e um sistema de som poderoso, fica ainda mais fenomenal”, afirma Vivian.

O filme termina com um final diferente do que foi exibido na televisão e amarra a trama à segunda temporada da novela. Alexandre revela que a produção dos novos episódios já está a todo vapor. “Já estamos com alguns textos da Vivian, escolhendo locações e recebendo o elenco para o reencontro”, diz. A franquia ainda está longe de chegar ao fim. Paralelamente, o diretor trabalha na sequência da história, “Josué e a Terra Prometida”, que deve chegar à televisão no segundo semestre deste ano.

Curiosidades

● Antes de começar a escrever a novela, a autora Vivian de Oliveira, assistiu outras adaptações bíblicas, como as versões de “Os Dez Mandamentos” lançadas no cinema em 1923 e 1956. No entanto, sua principal referência ao longo da trama foi a Bíblia;

● A ideia original era adaptar “Os Dez Mandamentos” em forma de minissérie;

● De acordo com o diretor, Alexandre Avancini, o processo de reedição das cenas para o filme exigiu que a equipe trabalhasse novamente a partir do material bruto, gravado em mais de 6.500 fitas;

● O longa-metragem seria lançado originalmente em 500 salas de cinema, mas após a exibição da primeira versão do filme para a distribuidora, Paris Filmes, foi decidido dobrar o número de salas.

Sessões do filme nesta quinta-feira (28), na Grande Florianópolis:

Cinespaço – Beiramar Shopping
13h45, 14h, 16h15, 16h30, 18h45, 19h, 21h15, 21h30

Arcoplex – Shopping Itaguaçu
14h20, 16h40, 19h, 21h20

Cinesystem – Shopping Iguatemi
14h, 14h15, 15h30, 16h30, 18h, 18h45, 19h, 20h30, 21h30, 22h20

Cinemark – Floripa Shopping
11h45, 12h45, 14h30, 15h30, 17h15, 18h15, 20h , 21h

Arcoplex – Shopping Via Catarina
14h20D, 16h40D, 19hD, 21h20D

Cinépolis – Continente Shopping
12h15, 13h45, 15h, 15h30, 16h30, 18h15, 18h45, 19h15, 21h, 21h30, 22h

Participe do grupo e receba as principais notícias
da Grande Florianópolis na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os
termos de uso e privacidade do WhatsApp.
+

Cinema

Loading...