Produção faturou vários prêmios desde o lançamento e entrou para o topo da Billboard por trilha sono ...
Com foco na pluralidade das infâncias, começa neste sábado 17ª Mostra de Cinema Infantil
Evento tem sessões no Teatro Pedro Ivo, Cinema do CIC e Jurerê Open Shopping
A 17ª Mostra de Cinema Infantil começa neste sábado (30) e segue até o dia 8 em Florianópolis, reunindo nos filmes a pluralidade das infâncias brasileiras. Segundo Luiza Lins, diretora da mostra, ao longo dos anos de evento, houve um crescimento sobre o quê a maioria das pessoas entende por infância brasileira. “Ela não está só nas grandes cidades, com crianças que tenham a plenitude da saúde, mas com todo tipo de diferença. Mais do que nunca queremos trazer a diversidade cultural e promover a integração de todas as crianças, mostrar que temos protagonistas negros, personagens com deficiência, povos da América Latina, povos originários”, explica.

Totalmente gratuita, a mostra exibirá cerca de 70 filmes do Brasil e do mundo. A curadoria, explica Luiza, é feita por meio de inscrições, mas as parcerias fortes com festivais dos EUA, América Latina, Europa e Ásia, têm colaborado cada vez mais com a divulgação. “Esse ano teremos filmes e curtas de quase todos os continentes. A rede aumenta a cada ano”, diz.
Na Mostra, há sessões com acessibilidade para cegos, surdos e ensurdecidos, por meio da audiodescrição, libras e legenda, que permitem que o encontro entre as diversas crianças seja ainda mais inclusivo. As Sessões Escola são de segunda a sexta-feira, com transporte gratuito até o teatro estudantes de escolas públicas. Além disso, haverá uma sessão especial para jovens na Fiesc e uma Mostra Itinerante nos bairros mais afastados do teatro, como Campeche, Ingleses e Chico Mendes. A Sessão Família, no Jurerê Open Shopping, é novidade este ano e ocorre entre este sábado e no dia 7 de julho, às 18h. Durante todas as sessões haverá distribuição gratuita de pipocas.
O Encontro Nacional do Cinema Infantil abre a programação adulta neste sábado, das 10h às 12h, no Centro Administrativo do Governo do Estado, com a participação dos diretores de filmes que serão exibidos no festival. Neste ano a mostra volta a ter o show de encerramento gratuito no Teatro Governador Pedro Ivo com a atração “Tchiribim Tchiribom cantando pelo Mundo com Fortuna”.

Representação social
O destaque desta 17ª edição é a quantidade de curtas de diretores e produtores negros, fomentados por políticas afirmativas do Ministério da Cultura. “Eles lançaram esses editais há uns dois anos para parte da população que não se vê representada nas telas ter essa oportunidade. As crianças não tem acesso a essa diversidade, e isso acaba perpetuando o preconceito. É para criança, mas é mais que isso, é uma mostra de direitos humanos”, pontua a diretora Luiza, que pretende bater o número de 20 mil crianças em dez dias de evento.
A primeira sessão de Curtas Nacionais, neste sábado, traz dois filmes que abordam a infância das crianças negras “Lá do alto”, de Luciano Vidigal, e a “Fábula de Vó Ita”, de Joyce Prado. Após a exibição haverá debate com a participação dos diretores.
A parceria com o Canal Futura para a premiação em dinheiro continua. Para as produções nacionais, serão quatro prêmios no valor de R$ 5 mil: Melhor Animação e Melhor Ficção, escolhidos pelo Júri Oficial; Prêmio Júri Popular, concedido pelo voto do público; e o Prêmio Especial, apontado por um júri formado por crianças.
Entre as atrações da 17ª edição estão as oficinas inéditas “Claquete” e “Dublagem original” para crianças. As crianças selecionadas na oficina participarão da dublagem ao vivo da mostra competitiva internacional.
Serviço
O que: 17ª Mostra de Cinema Infantil de Florianópolis
Quando: de 30/6 a 8/7
Onde: Teatro Governador Pedro Ivo, Jurerê Open Shopping, Cinema do CIC
Quanto: gratuita