Curta Neblina 2020 vai homenagear Zé do Caixão e exibirá 31 curtas-metragens

O festival vai acontecer de forma online neste ano por conta da pandemia do novo coronavírus; a edição termina no dia 4 de outubro

A sétima edição do Curta Neblina – Festival Latino Americano começa nesta sexta-feira (18) e segue até o dia 4 de outubro. O evento será online neste ano, por conta da pandemia do novo coronavírus.

Zé do Caixão será o homenageado da sétima edição do festival – Foto: TV/Divulgação

O festival contará com 31 curtas-metragens de cinco países nesta edição, além de uma homenagem especial ao ator e cineasta José Mojica Marins, o Zé do Caixão, morto em fevereiro deste ano.

O longa Ritual dos Sádicos – O Despertar da Besta também será apresentado e  ficará disponível na plataforma do festival por 24 horas, das 23h59 de sábado (19) até 23h59 de domingo (20).

Mojica esteve presente na primeira edição do Curta Neblina e passou então a batizar o prêmio anual, que é concedido aos melhores cineastas do festival.

Além de Zé do Caixão, o evento vai homenagear a cineasta Suzana Amaral, que morreu neste ano, e a atriz Ruth de Souza, falecida em 2019.

Mostra especial

O festival ainda dedicará uma mostra especial sobre o cinema espanhol, premiando o melhor curta-metragem com uma trilha sonora original de André Abujamra, concedido pela Embaixada da Espanha no Brasil. E também incluiu um concurso de roteiros de longa-metragem para países lusófonos.

O Curta Neblina é um evento originado na Vila de Paranapiacaba, em Santo André (SP), região muito conhecida pela neblina, por isso o nome. O festival apresenta curtas-metragens em documentário, ficção e animação, e busca projetar novos cineastas.

Os curtas poderão ser assistidos gratuitamente pelo site  www.cachacafilmes.com/curtaneblina, em que também constam mais informações sobre o festival.

*Com informações da Agência Brasil

+

Cinema