“Garoto VHS”: curta catarinense é selecionado para festival nos Estados Unidos

Produção dirigida por Carlos Daniel Reichel trabalha com a memória e será exibido no Austin Film Festival, nos Estados Unidos

O diretor jaraguaense Carlos Daniel Reichel, 32, teve seu segundo curta-metragem, “Garoto VHS”, selecionado para o 23º Austin Film Festival no Texas, nos Estados Unidos. O filme catarinense terá sua estreia mundial no festival internacional, quando será exibido no próximo 16 de outubro. O festival acontece de 13 a 20 de outubro e o filme catarinense será exibido duas vezes, no dia 16 e 19.

Curta-metragem tem a memória como tema central - Divulgação/ND
Curta-metragem tem a memória como tema central – Divulgação/ND


“Eu estarei presente. O festival terá a presença de grandes nomes da TV e do cinema, como a criadora do seriado Friends, o ator Jason Segel e o cineasta Jeff Nichols, entre outros. O Austin Film Festival é conhecido por ser o “writer’s festival”, por isso é também um dos maiores destinos para roteiristas, só esse ano eles receberam mais de 9100 roteiros para competição em variadas categorias”, conta o catarinense Reichel, que é formado em escrita dramática pela  NYU (New York University).

“Garoto VHS” foi criado há três anos através da adaptação de um romance, foi produzido pela Cinerama BC e viabilizado através do Edital de Cinema de Santa Catarina. “A memória é tema central do filme, também como a criamos com suportes, como fitas, fotos, HDs para manter essa memória salva, mas até que ponto podemos confiar nesses registros. Tudo que é gravado é de certa forma editado e a nossa memória, depois de algum tempo, passa a vir unicamente dessas fontes. A memória da minha geração é em VHS, principalmente através de fitas de festas de aniversário, por isso o formato e a textura do vídeo é tão importante para mim”, observa o diretor. 

Vale ressaltar que “Garoto VHS” é uma produção catarinense, mas a ideia nasceu em Jaraguá do Sul com um roteiro inicial do Fernando de Almeida Cavalcanti, fruto da oficina “Jaraguá em Curtas”. Ou seja, um produto regional que agora vai para o mundo. Cinema da região, mas com apelo universal. “Depois disso eu e o coautor do novo roteiro passamos algum tempo adaptando e mudando a ideia. O filme foi rodado em Itajaí e BC durante cinco dias. A finalização foi feita parte em SC, parte em SP”, conclui Carlos Daniel Reichel. Assista “Vale Tombado”, documentário dirigido por  Carlos Daniel Reichel.

GAROTO VHS | 19 min | Ficção | 2016
Sinopse: Beta deixará a cidade em breve, mas não sem antes ganhar um presente especial do Garoto VHS. Elenco: Adriano Magalhães e Maria Júlia Kumm Pontes. Dirigido por Carlos Daniel Reichel Roteiro de Rodrigo Batista e Carlos Daniel Reichel Baseado no roteiro “Retrato de uma angústia analógica” de Fernando de Almeida Cavalcanti.
 
Assista ao trailer de “Garoto VHS”:

Loading...