Mundo Maria

Entretenimento, lifestyle, arte e tudo que move o mundo dos influenciadores nas redes sociais.


Inédito: duas mulheres concorrem ao Oscar de melhor direção

Pela primeira vez na história da maior premiação de cinema, duas mulheres são indicadas como melhores diretoras de filme; confira aqui

Hello! Primeiramente, essa não é para ser uma matéria feminista, mas é para enaltecer a proeza que essas duas mulheres acabam de fazer na história.

No Oscar de 2021 teremos duas mulheres concorrendo à estatueta de melhor direção. São elas: Chloé Zhao e Emerald Fennell. Essas duas diretoras de cinema podem mudar a história.

Foto ilustrativa para homenagear as duas mulheres indicadas ao OscarOscar pode ter surpresas com mulheres concorrendo ao prêmio de melhor direção -Foto: Divulgação

Definitivamente, esse fato é um marco. É a primeira vez, em 93 anos de história do Oscar, que duas diretoras são indicadas juntas à categoria. Antes disso, só uma tinha sido nomeada e saiu com a estatueta, Kathryn Bigelow, por Guerra ao terror, em 2010.

Há um comparativo que sou obrigada a ressaltar nessa matéria: desde o começo do Oscar, em 1929, tivemos 509 homens indicados para essa categoria!

E nesse ano tivemos como indicação de melhores diretoras de cinema Chloé Zhao, pelo filme Nomadland que por sinal ganhou como melhor filme dramático no Globo de Ouro; e Emerald Fennel, por Bela Vingança. E além disso tudo, Chloé é a primeira mulher não-branca a ter a chance de concorrer ao Oscar de melhor direção e levar a estatueta para casa.

Desde 2016, a Academia vem tornando o seu quadro de gêneros mais diversificado, ampliando convites a mais mulheres, pessoas negras, de minorias étnicas, além de estrangeiros. O propósito é que essa mudança se reflita diretamente nos indicados.

Chloé Zhao, diretora de Nomadland – Foto: DivulgaçãoChloé Zhao, diretora de Nomadland – Foto: Divulgação

Chloé Zhao, diretora de NomadlandChinesa, mas com sua carreira toda feita nos Estados Unidos, onde vive desde o ensino médio, é a primeira mulher não-branca a concorrer e ganhar na categoria. A chinesa super power também concorre em outras quatro categorias com o longa: melhor roteiro adaptado, melhor fotografia, melhor edição e melhor filme.

Emerald Fennel é a primeira britânica a concorrer na categoria de melhor direção de filme – Foto: DivulgaçãoEmerald Fennel é a primeira britânica a concorrer na categoria de melhor direção de filme – Foto: Divulgação

Emerald Fennell, primeira britânica a concorrer nessa categoria de melhor direção de filme. Os que assistiram a série The Crown, devem reconhecê-la por sua atuação como Camilla Parker-Bowles na terceira e quarta temporada da série. Sim, Emerald também é atriz. Bela vingança marca sua estreia como diretora.

Participe do grupo e receba as principais notícias
da Grande Florianópolis na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os
termos de uso e privacidade do WhatsApp.