“Slow Walker”, doc do antropólogo italiano Alex Vailati, será lançado quinta (19) na Capital

Documentário etnográfico mostra performance feita por negros iniciada durante o Apartheid na África do Sul

Divulgação / ND

Copetições de dança na África do Sul lembram tempos do Apartheid

Durante o Apartheid, regime de segregação racial adotado entre 1948 e 1994 na África do Sul, surgia nos espaços urbanos destinados aos negros um gênero de música e dança, o Isicathamiya. A performance é hoje uma das mais importantes ferramentas expressivas dos sul-africanos de camada baixa e foi objeto de pesquisa do antropólogo italiano Alex Vailati, 33, atualmente morador de Florianópolis. O estudo resultou em um documentário etnográfico, “Slow Walker”, que será lançado hoje em Florianópolis. Serão exibidos também hoje os filmes “Lição de Rouch”, de Carmen Rial e “O Cinema é Como Uma Dança – entrevista com Jean Arlaud”, com debate após a sessão.

O documentário foi gravado em maio do ano passado, na cidade de Durban, na costa do Oceano Índico. “O objetivo foi tentar descrever um contexto social”, conta o antropólogo, que realizou seu projeto de doutorado no país.  O filme mostra uma competição de Isicathamiya, que toma lugar no sábado à noite, às quatro da manhã. “A dança e a música mesclam diferentes gêneros e ritmos com passos de dança”, explica Vailati. As cenas descrevem as performances realizadas sempre nas noites de sábado, há mais de 60 anos, e que hoje são símbolo dos recursos e dos problemas da sociedade sul-africana contemporânea.

“Slow Walker” será exibido durante a Mostra de Documentários NAVI (Núcleo de Antropologia Visual e Estudos da Imagem)  da UFSC (Universidade Federal de Santa Catarina)/ Casa das Máquinas, realizada a cada 15 dias na Lagoa da Conceição. “O Cinema é como uma Dança – entrevista com Jean Arlaud”, de Eckert, C. Rocha, A, Devos, R e Peri também será exibido após o primeiro filme. O vídeo aborda algumas das principais questões envolvendo a relação entre antropologia e cinema, sob o olhar de Jean Arlaud. “Lição de Rouch”, de Carmen Rial, apresenta uma entrevista com o renomado etnógrafo e cineasta Jean Rouch sobre o mesmo tema. 

Serviço

O quê: Mostra de Documentários NAVI – Lançamento do documentário “Slow Walker”
Quando: 19/4, 20h
Onde: Casa das Máquinas, rua Henrique Veras Nascimento, 50, Lagoa da Conceição, tel. 3232-1514
Quanto: Gratuito

Acesse e receba notícias de Florianópolis e região pelo WhatsApp do ND+

Entre no grupo
+

Cinema