Mostra Mundo Árabe de Cinema terá filmes inéditos

Além dos filmes inéditos, a mostra apresenta uma seleção especial histórica de filmes que estiveram em suas edições dos últimos 15 anos

A Mostra Mundo Árabe de Cinema em Casa, que começou nesta sexta-feira (28), apresenta e celebra a diversidade do cinema nos países árabes. Neste ano, realizada de forma online por causa da pandemia do novo coronavírus, contará com filmes inéditos no Brasil. A mostra vai até o dia 27 de setembro.

Mostra de cinema inicia nesta sexta-feira (28). – Foto: Pixabay/ReproduçãoMostra de cinema inicia nesta sexta-feira (28). – Foto: Pixabay/Reprodução

Quem abre a edição do evento é o documentário inédito Gaza, dos diretores Garry Keane e Andrew Mc Connell, que é um dos destaques deste ano. A abertura foi realizada às 18h no canal do YouTube do Instituto de Cultura Árabe, onde pode ser assistido.

Os outros filmes inéditos são Beirut, La Vie en Rose, dirigido por Èric Motjer; Árabes Ocidentais, de Omar Shargawi; 1982, de Oualid Mouaness; e O Dia em que Perdi Minha Sombra (The Day I Lost My Shadow), de Soudade Kaadan, primeiro filme sírio a competir no Festival de Veneza e ser premiado na edição como melhor estreante.

Seleção especial histórica

Além dos filmes inéditos, a mostra apresenta uma seleção especial histórica de filmes que estiveram em suas edições dos últimos 15 anos. Um dos homenageados do evento este ano é Eward Saïd, um dos mais importantes intelectuais palestinos e ativista político. A curadoria do evento este ano buscou filmes que abordam a inovação e a singularidade na forma cinematográfica, com temas humanos e universais.

O evento tem o apoio do Sesc São Paulo e patrocínio da Câmara de Comércio Árabe-Brasileira. Haverá também encontros online com diretores e convidados especiais. Um dos participantes será a cineasta síria Soudade Kaadan, diretora do filme O Dia em que Perdi Minha Sombra (The Day I Lost My Shadow).

A mostra poderá ser acompanhada pela plataforma Sesc Digital a partir do dia 31 de agosto e também pela plataforma do evento. Os filmes ficarão disponíveis na plataforma da mostra e poderão ser assistidos em qualquer dia e horário. Já na plataforma digital do Sesc, as exibições ocorrerão sempre às segundas-feiras. A cada semana, um filme novo estreia e fica disponível ao público por sete dias.

+

Cinema