Oscar 2022: saiba qual é o filme que representará o Brasil na premiação internacional

Com apenas 42 anos, o cineasta baiano Aly Muritiba conquistou o lugar de "Deserto Particular" entre outras 14 produções cinematográficas brasileiras; filme estreará nos cinemas em novembro

“Deserto Particular”, do cineasta baiano Aly Muritiba, será a representação do audiovisual brasileiro no Oscar de 2022. O anúncio foi feito na tarde desta sexta-feira (15) após uma reunião do comitê da Academia Brasileira de Cinema e Artes Audiovisuais.

Deserto Particular concorrerá em categoria seletiva do Oscar 2022 – Foto: Internet/Reprodução/NDDeserto Particular concorrerá em categoria seletiva do Oscar 2022 – Foto: Internet/Reprodução/ND

O longa é a sexta produção cinematográfica de Aly. Com 42 anos, o filme dirigido por Muritiba encena a volta do personagem principal ao sertão baiano, considerado como a terra de origem do cineasta. Após o anúncio, o diretor comemorou a indicação em suas redes sociais.

“Ovacionado por 10 minutos, Deserto Particular passou a ser considerado como possibilidade para representar o Brasil na corrida do Oscar. E eis que esse dia chegou. Hoje a gratidão é enorme e é direcionada a muitas e muitos que me ajudaram a fazer esse filme”, escreveu.

O filme, em solo brasileiro, concorreu com outras 14 produções do país. Agora, ele irá disputar com 100 outras indicações cinematográficas dos cinco continentes uma das cinco vagas reservadas para o prêmio de “Melhor Filme Internacional”.

Protagonizado por Antônio Saboia, Daniel é um policial que foi afastado de suas obrigações após comer um erro. Em Curitiba, mora com seu pai, que está doente, e o cuida com devoção. O único motivo para Daniel sorrir é Sara, uma misteriosa moça que mora na Bahia, com quem conversa virtualmente.

Por não terem contato físico, o desaparecimento da mulher faz com que Daniel, preocupado com ela, cruze o país em busca de um amor inigualável. O longa poderá ser assistido a partir do dia 18 de novembro nos cinemas.

O filme será exibido também na 45ª Mostra Internacional de Cinema de São Paulo, que acontece entre os dias 21 de outubro e 3 de novembro. Dessa forma, tem tempo de sobra para assisti-lo antes da 94° edição da cerimônia do Oscar, que está prevista para o dia 27 de março de 2022.

Confira o trailer de “Deserto Particular”:

+

Cinema

Loading...